On Cloudboom Strike LS é tênis de performance sem cadarços e fabricado em 3min
À primeira vista, o Cloudboom Strike LS, lançamento ultrahigh-tech da On, marca suíça de tênis e vestuários esportivos, pode parecer frágil. A verdade é que, quando peguei o tênis na mão pela primeira vez, pensei: “Parece um trabalho de escola, feito com material reciclado”. Em parte, eu estava certa! A segunda – quando meu impulso me fez querer calçar imediatamente aquele tênis que parecia vindo diretamente de um episódio de “Os Jetsons” – foi: “Vai rasgar quando eu colocar no pé, certeza!”.
Algumas boas notícias: o tênis não rasgou ao ser calçado, e a impressão de fragilidade rapidamente foi substituída pela sensação de leveza ao dar as primeiras passadas. Sou adepta dos tênis leves e arejados, mas, pela primeira vez, a sensação foi realmente de não estar calçando nada. Nada além de uma placa super-responsiva, que parecia colada à sola do meu pé, de alguma forma mágica.
Isso tudo porque o cabedal, que tem a tecnologia LightSpray, fui descobrir mais tarde, é feito em impressora 3D, em um processo de fabricação de apenas uma etapa que dura apenas 3 minutos. “O resultado é um cabedal de peça única que é ultraleve e proporciona um ajuste e suporte excepcionais”, diz o texto enviado à imprensa. Que continua: “O design ultrafino e sem costuras minimiza detalhes que possam distrair o corredor e até elimina a necessidade de cadarços”.
Está uma verdade: a ausência de cadarços não faz diferença alguma. O tênis se encaixa nos pés (isso porque o modelo que eu testei ainda era um número maior que a minha numeração adequada). E lembra que eu falei sobre a impressão do material do tênis ser reciclado? Ele não é reciclado, mas é reciclável!
Segundo o fabricante, o processo, totalmente robotizado de confecção, reduz o desperdício e produz um cabedal com 75% menos emissões de carbono do que outros sapatos de corrida da On. “O processo permite a produção mais rápida de sapatos de alto desempenho com menos perda de material. Também cria novas oportunidades para fabricação e produtos circulares graças à sua construção de um material único reciclável e ao processo de montagem que elimina a necessidade de cola”, conta o press release.
Mas, agora, vamos ao que interessa. Eu sou suspeita para falar sobre as placas dos supertênis. Eu adoro e acho que elas dão um megaimpulso na velocidade nos dias de prova. Mas o que mais me chamou atenção foi a estabilidade dessa placa. Sou mais acostumada com os Nikes, cujo solado é mais estreito em prol da performance. No Cloudboom Strike LS, um solado mais amplo e uma placa, digamos, mais espalhada me garantiram muito mais estabilidade e conforto para acelerar.
O visual ultramoderno do Cloudboom Strike LS também impressiona. É um tênis de corrida, mas poderia ser facilmente de passeio – de tão legal e descolado. Não querendo ser repetitiva, mas vale ressaltar outra vez que os cadarços não fazem falta alguma; o material do tênis se encaixa muito bem no pé, dando segurança pra correr. A On lançou uma edição limitadíssima do produto e pretende comercializá-lo em grande escala a partir do fim de 2024.
On com maior visibilidade no Brasil
Além de ganhar cada vez mais espaço no mercado de corrida com produtos altamente tecnológicos, a On patrocinou em 2024 uma das maiores maratonas do país: a On SP City Marathon, com provas de 42,195 km e de 21,097 km, e também realizou no Brasil a primeira edição nacional da On SquadRace, corrida noturna e de revezamento, na qual quartetos disputaram baterias de 700 metros para cada integrante em uma prova bastante veloz.
Assista ao vídeo curto da On SquadRace paulistana:
Ver essa foto no Instagram