Olympiacos joga contra Pinheiros preparando-se para nova temporada
Pinheiros e Olympiacos disputam a Copa Intercontinental de basquete em momentos distintos. Enquanto o time brasileiro pôde fazer testes e cuidar do entrosamento do elenco durante o Campeonato Paulista, que ainda está em curso, o grego passou por uma grande renovação. As equipes jogam duas vezes em Barueri, no ginásio José Corrêa, uma às 20h desta sexta-feira e outra às 11h30 deste domingo (6) na disputa da competição, que não era realizada desde 1996 e pode se tornar um real Mundial de clubes em 2014.
Dos 16 jogadores do Olympiacos que estão listados para a Euroliga 2013/2014, dez deles não foram campeões com o elenco da temporada anterior. O treinador Georgios Bartzokas reconhece que para eles as partidas da Euroliga são mais importantes do que estas da Copa Intercontinental, mas ele descartou não ter sede de título. “Esses jogos não são tão importantes para nós quanto os da Euroliga, mas para nós interessa muito vencer o campeonato e crescer como time”, disse. O Olympiacos conta atualmente com cinco norte-americanos, um esloveno e dez gregos. Um destes é Vassilis Spanoulis, que já atuou no Houston Rockets, da NBA, em 2006/2007. O norte-americano Acie Law está contundido e não joga.
“Sentimo-nos orgulhosos em representar o basquete grego e o europeu aqui e faremos o nosso melhor. Estamos em um período de preparação desta vez e nós nos esforçamos diariamente para tornar-nos melhores. Então, estes jogos vão nos ajudar a encontrar a nossa química”, comentou o técnico, que agradeceu ainda aos que não estão mais no elenco. “Todos os jogadores que saíram ajudaram o Olympiacos a conquistar nos últimos dois anos o topo na Grécia e na Europa. Mas por razões diferentes cada um deles não será da equipe nesta temporada.” Cinco jogadores do elenco puderam fazer apenas três ou quatro treinos com a equipe até agora, pois defenderam suas seleções no Europeu de basquete em setembro.
O Olympiacos, atual bicampeão da Euroliga, tem jogo do Campeonato Grego, contra o Panathinaikos, em 13 de outubro e estreia nesta temporada da Euroliga, diante do Unicaja, de Málaga, na Espanha, em 18 de outubro.
Já o Pinheiros, atual campeão da Liga das Américas e convocado a representar o continente nesta Copa Intercontinental, tem um time mais entrosado, embora Joe Smith tenha voltado a jogar pela equipe há menos de um mês, Rafael Mineiro tenha se ausentado do início do Paulista porque estava com a seleção brasileira e voltado ao Pinheiros no fim de agosto e Steven Toyloy tenha estreado no começo de agosto, época em que Shamell retornou à equipe.
“Faz apenas um mês que estamos encaixados”, afirmou Shamell. “Talvez eles estejam em fase de preparação. Na volta desse torneio, temos de apresentar um bom basquete, porque, caso contrário, no ano que vem pode não ter essa competição. Precisamos dar um show, mostrar o basquete sul-americano e também o europeu, para dar continuidade ao evento.” O norte-americano, que fala português fluentemente, completou: “Perdendo ou ganhando, temos de mostrar o jogo do brasileiro”.
Claudio Mortari, técnico do Pinheiros, busca sua segunda conquista de Copa Intercontinental: ele dirigia o Sírio campeão de 1979 no ginásio do Ibirapuera. Os ingressos para esses dois jogos são gratuitos, mas exigem que o espectador reserve o seu antes. Clique aqui e saiba como.
Saiba mais:
Por repetição e ampliação da Copa Intercontinental, sucesso é obrigação
Barueri sedia Copa Intercontinental em outubro: Pinheiros x Olympiacos