São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 15/10/2024

Obtido na Barbie Run, 1º pódio veio quando eu já tinha perdido esperanças

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Andrei comemora quinta posição ao completar a Barbie Run (Vandrei Stephani/Fotop)

Fotos: clique aqui e encontre as suas.

Resultados: clique aqui e veja o seu.

O primeiro pódio na corrida de rua, conquistado depois de mais de 11 anos participando de provas, foi… Totalmente inesperado. Só me dei conta de que eu ocupava a quinta colocação a pouquíssimos metros do fim, quando vi a faixa estendida para mim sob o pórtico da Barbie Run, disputada no parque Villa-Lobos, na zona oeste de São Paulo, em 13 de outubro de 2024.

camVocê em ação na corrida: encontre e baixe sua foto
Clique aqui para ver as fotos de sua participação na Barbie Run de 2024 em São Paulo; ache ainda as dos amigos!

Em razão do costumeiro nível de competitividade entre os homens em provas de 5 km, já havia perdido as esperanças de um dia ser um dos cinco mais bem classificados. Ainda não fiz os cinco quilômetros em menos de 20 minutos, isto é, a mais de 15 km/h – ritmo inferior a 4 minutos por km. Dessa forma, em eventos com participações masculina e feminina quase equivalentes, como em etapas do Circuito Popular, o normal para mim é estar entre os 40 ou 50 primeiros, e não entre os cinco.

Assista ao vídeo curto e veja a conquista:

Na Barbie Run, porém, havia muito mais mulheres que homens, o que me daria uma chance. Por não ter largado nas primeiras filas, não tinha ideia de que a teria. Só passei a tê-la quando comecei a efetuar ultrapassagens e a perceber que havia cada vez menos corredores à minha frente. Em trecho de vaivém, vi alguns homens bastante rápidos – não cheguei a contar quantos eram –, e foi ali que desencanei de pódio. O que não tinha percebido, no entanto, era que os árbitros da Federação Paulista de Atletismo anotavam meu número de peito para controle das primeiras posições, ou seja, eu estava no páreo.

Ultrapassei outro corredor no quilômetro final, que foi meu melhor da prova, sem ter me dado conta de que aquela ultrapassagem tinha sido decisiva.

Ao avistar a faixa ainda estendida, notei que nem todos os homens com posição de pódio tinham terminado a prova. O que faltava encerrá-la era… Eu. Só realmente “caiu minha ficha” disso quando a locutora disse que eu era o quinto colocado.

Andrei Spinassé, editor do Esportividade, sobe ao pódio na 5ª colocação da Barbie Run (Esportividade)

Com tempo bruto de 20min49s (é o que vale para ida ao pódio) e líquido de 20min43s, fiquei cinco segundos à frente do sexto colocado, Felipe Gasparini dos Santos, justamente o atleta que ultrapassei no quilômetro final.

E quando será o próximo pódio? Vou continuar a treinar e a correr sem pensar nisso. Mas surpresas como a de domingo passado sempre são muito bem-vindas.

Mais sobre a Barbie Run:
Barbie Run atesta: diversão é elemento importante em corridas de rua temáticas

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.