São Paulo - região metropolitana
Nutrição 12/08/2014

Nutricionista responde se, afinal, o ovo faz mal; existem mitos sobre ele

Por Ana Carolina R. Amorim

ovos

Muito se fala do ovo quanto ao colesterol, ao ganho de massa magra, ao emagrecimento etc. Hoje vou esclarecer alguns boatos e mostrar os benefícios do ovo inteiro.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a gema não tem somente colesterol: é riquíssima em nutrientes; diria até que é um dos alimentos mais completos que existem por ser fonte de ferro, colina, ácido fólico, gordura monoinsaturadas, ômega 3, lecitina, biotina, antioxidantes, luteína, vitaminas A, B, D, E, K, minerais etc. Daqueles 213 mg de colesterol da gema ocorre absorção de menos da metade devido à presença da lecitina, que dificulta a tarefa.

Estudos mostram que o consumo regular de dois ovos inteiros por dia não afeta o perfil lipídico de uma pessoa e, pelo contrário, pode melhorar. Devido à grande quantidade de vitaminas e minerais, protege o organismo dos radicais livres, melhorando o sistema imunológico, prevenindo câncer. Estudo mostra que mulheres que consumiam pelo menos seis ovos por semana reduziram o risco de câncer de mama em 44%.

A clara do ovo é riquíssima em albumina, uma proteína de origem animal, com alto valor biológico (mais bem absorvida no organismo). Ela ajuda na reparação dos músculos, e por isso é tão famosa entre os praticantes de atividade física. Prolonga a sensação de saciedade por ser uma proteína de longa absorção, então auxilia na perda de peso.

Melhor ainda é saber que o valor calórico por unidade do ovo cozido é de apenas 70 kcal, metade das calorias de um filé pequeno de frango ou peixe grelhado.

Benefícios: manutenção e ganho de massa muscular; auxilia no emagrecimento e nível de ansiedade; antioxidante, fortalece o sistema de defesa do organismo; melhora aspecto de pele, cabelos e unhas; previne câncer; pela presença do ferro, combate a anemia.

Sobre Ana Carolina R. Amorim

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo. Experiência como nutricionista responsável pelo setor de Dietas Metabólicas do Hospital das Clínicas da FMUSP. Nutricionista capacitanda no setor de Dietas Metabólicas e Unidades de Internação do Hospital das Clínicas da FMUSP. Nutricionista na área de produção na empresa Avenance. Elaboração de trabalhos de consultoria nutricional em casas de repouso, home care e restaurantes comerciais. Entre em contato com ela por e-mail [email protected] ou telefone (11) 98259-9504. Instagram: nutrianacarol. Página no Facebook: clique aqui.

Comentários


  • minha barriga é muito caida o q faço? Foi depois que fiz ligadora nao sou magra mais e muito feia

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.