São Paulo - região metropolitana
Nutrição 20/03/2014

Nutricionista explica o que se deve comer antes e depois de um treino

Por Alex Whitaker

6714749721_7d276b4bfa_z

Você treina todos os dias, segue a série de exercícios direitinho e não sente os resultados no corpo? Mas e sua alimentação? Se você não tem se alimentado corretamente, aí está o problema. Uma dieta equilibrada, elaborada de acordo com os objetivos do indivíduo, é responsável por 70% dos resultados dos treinos. Nesse contexto é que se identifica a importância da alimentação pré e pós-treino.

Por isso, vale já lembrar. Não é aconselhável praticar nenhuma atividade física sem estar com o corpo bem nutrido. Quanto maior é o esforço exigido, de mais energia o organismo vai precisar, evitando, também, a hipoglicemia – baixa de açúcar no sangue.

Principal fonte de energia para o treino, o carboidrato é o alimento essencial para abastecer o corpo e gerar combustível para grandes esforços.  Esse macronutriente também atua diretamente para reposição dos estoques musculares, evitando o desgaste físico.

Além do carboidrato, a proteína também desempenha um papel importante no bom rendimento e nos resultados físicos. Os aminoácidos que a formam agem no funcionamento do sistema imunológico e também regeneram pequenas lesões que ocorrem durante o exercício. Uma dúvida comum é sobre o consumo de proteínas e carboidratos para quem quer emagrecer. Os dois nutrientes são fundamentais para o organismo trabalhar adequadamente.  O que vai diferenciar é a quantidade adequada dos nutrientes e o tipo de treino para o resultado que se busca. Não podemos esquecer que as gorduras também têm papel importante nas dietas de hipertrofia e para perda de peso, sempre consumidas em pequenas quantidades.

A refeição que antecedente o treino deve ser feita com até uma hora ao início do esforço para que se garanta energia ao exercício. Após o treino, o corpo deve ser nutrido até uma hora depois do exercício para recuperar a disposição e preservar os músculos.

Para as pessoas que praticam treinos de hipertrofia – aumento de massa muscular – a sugestão é optar por um carboidrato de baixo índice glicêmico, como cereais e alimentos integrais. Após o treino, vale consumir alimentos ricos em proteína (ovos, atum, peito de peru etc) que ajudam na construção muscular.

Treinos voltados à perda de peso exigem uma alimentação mais leve. Nesse caso, prefira alimentos como frutas, verduras e carnes magras. Vale lembrar que, para perder peso, você deve ingerir menos e gastar mais calorias.

O whey protein também é uma ótima opção para quem adere a atividades de médio e alto gasto calórico. O suplemento ajuda na hipertrofia muscular, evitando a perda de massa magra. Como qualquer suplemento alimentar, a quantidade ingerida e os horários adequados dentro de suas exigências devem ser prescritas por um nutricionista especializado.

Sobre Alexsander Whitaker

É nutricionista, com especialização em nutrição esportiva e vigilância sanitária. Ao longo de sua carreira, atuou como chefe da divisão de alimentos da vigilância sanitária da Prefeitura de Itapevi e como professor do curso livre de nutrição do Senac. Também é responsável pela alimentação de renomados atletas paraolímpicos e praticantes de atividades físicas. Atualmente, está como nutricionista responsável pela equipe de atletismo, judô e vôlei do Centro de Excelência do Esporte do Governo do Estado de São Paulo (Projeto Futuro) e nutricionista da academia Edge Life Sports.

Comentários


  • Rosania Domingos disse:

    Quero saber o que posso comer antes da aula de Kangoo e após aula.
    Para ter musculos nas pernas.
    O brigada!!
    Rô!!

  • Jacqueline disse:

    Olá sou a Jack e faço luta de Muay Thai e gostaria de saber o que eu devo comer antes e depois da luta pois quero emagrecer e pegar um corpo bonito.

    Brigada.

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.