São Paulo - região metropolitana
Futebol 14/11/2024

Novo formato da Uefa Champions League explicado: impacto para clubes e fãs

Por Esportividade

Imagem promocional da Uefa Champions League (imagem por Uefa)

Todos os anos, os melhores clubes europeus competem entre si para a conquista da principal competição europeia, a Uefa Champions League. Na temporada 2024/2025, no entanto, a entidade colocou em prática um novo formato da competição, alterando, por completo, o que já era conhecido pelos clubes e pelos torcedores.

Dessa forma, a Uefa Champions League teve modificada a habitual fase de grupos, que consistia em oito grupos de quatro equipes cada um nos jogos, passando para uma espécie de liga europeia com a configuração de todos contra todos.

Essa mudança tem levantado vários debates entre os fãs de futebol. Diante disso, vamos explorar os principais impactos que esse novo formato das classificações poderá ter no panorama dos clubes, sócios e torcedores.

A nova estrutura da competição

Da fase de grupos para a liga: uma mudança de paradigma

A Uefa decidiu alterar todo o paradigma da conhecida Uefa Champions League a fim de aumentar a competitividade entre clubes e a emoção da fase de classificação. Anteriormente, em cada grupo da CL, dois dos quatro clubes classificavam-se para as oitavas de final. Hoje, esse formato foi completamente alterado, existindo, também, um aumento do número de clubes participantes, passando de 32 para 36.

Com isso, na temporada 2024/2025, 36 clubes disputam entre si a melhor classificação possível no novo sistema estilo liga, e a Tips.GG acompanha cada detalhe dessa competição para levar até você os melhores placares e as previsões em tempo real. Ao longo dessa fase de apuramento, cada equipe disputa um total de oito jogos, quatro no seu estádio e quatro fora dele, podendo conseguir um máximo de 24 pontos (caso o aproveitamento seja de 100%).

Essa alteração aumenta o número de jogos de cada equipe em relação ao formato anterior e permite maior competitividade entre todos os times.

Classificação e desenvolvimento da competição

Caminho até os mata-matas

Além das grandes alterações no formato de classificação, o caminho até os mata-matas foi modificado. Dessa forma, os 24 primeiros times ao fim dos oito jogos irão aos playoffs. Mas existe uma grande diferença entre os oito primeiros colocados e os 16 restantes.

Todos os clubes que terminarem nos oito primeiros lugares da fase Liga irão diretamente para as oitavas de final. Por outro lado, do nono ao 24º, uma fase de playoffs de acesso às oitavas de final se dará.

Essa fase de playoffs terá dois jogos com placar ao vivo, um confronto em casa de cada time, de forma a garantir a vaga disponível para as oitavas de final. Esse formato permite que as equipes que tenham um início de competição mais fraco possam recuperar-se nos seguintes jogos, pois não existe a obrigatoriedade de um começo perfeito para seguir em frente.

Impactos da nova Champions League nos clubes

Mudanças na Uefa Champions League (imagem por Uefa)

As alterações da principal competição europeia de clubes trazem consideráveis vantagens financeiras para os que a disputam todos os anos. O aumento do número de jogos permite um encaixe financeiro superior quanto a bilheterias e direitos televisivos. É importante salientar que o novo formato aumentará o número de jogos da competição – de 125 para 189.

O aumento do número de jogos, contudo, também pode ter um impacto menos positivo na performance dos melhores jogadores ao longo da temporada. Vários atletas de grandes clubes, como Rodri, vencedor da Bola de Ouro de 2024, têm uma carga competitiva elevada, existindo maior propensão a lesões graves e performances abaixo da esperada.

Outro ponto relevante é o impacto nos clubes e nos fãs das equipes de menor dimensão, uma vez que podem enfrentar times maiores, diminuindo as chances de bons resultados. Porém, na fase de Liga da UCL 2024/2025, alguns menos conhecidos têm conseguido resultados bastante positivos, mesmo jogando contra gigantes europeus. Por essa razão, alguns treinadores começam a modificar as estratégias para cada confronto, já que estamos falando de um novo formato de liga, e não apenas de classificação.

Perspectiva dos adeptos a Uefa Champions League 2024/2025

Uma aceitação variada entre os fãs

A reestruturação da Champions League tem dividido opiniões entre os principais adeptos do futebol europeu, existindo aqueles que acreditam que esse novo formato vai melhorar significativamente a competição e outros que defendem que estava muito bem como estava antes.

Mas uma mudança costuma ser sempre alvo de críticas, e apenas com o passar do tempo é que conseguiremos evidenciar as principais diferenças e os benefícios da adoção desse novo formato da Uefa Champions League.

É evidente a preocupação em relação ao aumento do número de partidas da atualidade, em que os clubes vão enfrentar um calendário bem mais apertado, podendo comprometer fases da temporada, como a perda de pontos decisivos no placar em tempo real, nas ligas nacionais e nas competições internacionais.

Além disso, outra grande preocupação por parte dos fãs é em relação aos preços e ao aumento dos custos para acompanhar suas equipes preferidas ao longo de toda a temporada. Com cada vez mais jogos, os sócios e os torcedores podem sentir uma maior pressão financeira, o que aumenta bastante a preocupação dos seguidores dessa modalidade.

Impacto mais alargado no futebol europeu

A decisão de alterar o formato da UCL também pode ter um impacto nas principais ligas domésticas. Com cada vez mais jogos durante a semana, muitos clubes terão de escolher qual o jogo priorizar.

Diante dessa decisão, uma maior rotação de jogadores fundamentais para a estratégia da equipe em determinados jogos será inevitável. Não há, contudo, as mesmas soluções nos clubes com menor poder financeiro.

Por outro lado, nos clubes com poder financeiro elevado, o aumento será necessário, conseguindo haver melhores soluções para todas as etapas da competição, influenciando diretamente o mercado de transferências – na procura de uma maior variedade na equipe para o decorrer da temporada.

Quanto a receitas, é evidente que os clubes vão ganhar muito mais com essa alteração; além disso, os apostadores também sairão ganhando, pois podem encontrar boas previsões de futebol para cada jogo.

O que podemos esperar

A introdução de um novo formato da UCL trará um maior número de jogos da Uefa e de equipes para a competição, gerando um valor de receitas superior – tanto para clubes como para as empresas envolvidas. Algumas preocupações, todavia, estão sendo colocadas, como o número de partidas por temporada e o elitismo da competição, considerando que apenas determinados clubes consigam vencê-la.

Todas essas alterações representam um grande marco no futuro do futebol europeu, pois se trata de impactos profundos na estrutura da modalidade no panorama europeu. Dessa forma, convidamos os nossos leitores a refletir sobre os principais benefícios que esse novo formato poderá acarretar.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.