São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 06/10/2025

Na Penha, prova grátis do Circuito Popular é agradável mesmo sem obter RP

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Chegada do Circuito Popular, etapa Penha, na “Gamelinha” (Esportividade)

Resultados: clique aqui e veja o seu.

Nem toda prova resulta em recorde pessoal, e mesmo assim a experiência de corrida pode ser ótima. Embora a etapa da Penha do Circuito Popular de corrida de rua de São Paulo, disputada na “Gamelinha”, favorecesse a obtenção de RPs, é claro que nem todos os participantes conseguiram o seu nos cinco quilômetros de percurso. Isso não significou, no entanto, tristeza. O sentimento deixado pela 31ª etapa da atual fase do CP, realizada na manhã de 5 de outubro de 2025, domingo, é o de satisfação por poder participar de um evento com clima tão agradável – e com inscrições gratuitas.

Assista ao vídeo curto da mais rápida etapa da temporada do CP:

A prova na avenida Doutor Bernardino Brito Fonseca de Carvalho, a cerca de 600 metros da estação de metrô Guilhermina-Esperança (Linha 3-Vermelha), na zona leste da capital paulista, pode ser considerada a mais veloz do calendário. A subida gradual da primeira metade não é muito representativa, e os participantes fazem apenas uma curva, a do retorno, no km 2,5.

Largada do Circuito Popular, etapa Penha, na “Gamelinha” (Esportividade)

Por mais que um corredor tenha ido à “Gamelinha” com a intenção de bater seu RP, pode ser que, de imediato, ele tenha percebido que não seria possível e precisado rever os planos. E o ambiente acolhedor do Circuito Popular é propício a não se deixar abalar, uma vez que um participante apoia o outro – além disso, a própria equipe do CP, com staffs gentis, deixa tudo mais amigável.

Salto durante etapa Penha do Circuito Popular, disputada na “Gamelinha” (Esportividade)

Ao fim dos 5 km, os atletas amadores conversaram sobre a prova – alguns comemoraram o RP; outros disseram que não o alcançaram; e houve ainda quem tenha corrido sem se preocupar com o tempo. Mesmo os que terminaram frustrados a prova tiveram motivos para sorrir cerca de uma hora depois.

Corrida infantil faz parte da etapa da Penha do Circuito Popular (Esportividade)

Quando começaram as baterias infantis, por volta das 8h30 de domingo (5), foi difícil não se alegrar com a criançada. Ao correrem de 50 a 400 metros, distância dependente da faixa etária, empolgaram a plateia em um dia de sol e calor (humano) na zona leste de São Paulo.

Daqui a duas semanas, em 19 de outubro de 2025, domingo, o Circuito Popular irá à USP, na zona oeste de São Paulo, para a 32ª etapa, cuja distância será diferente da habitual: serão 10 km na Cidade Universitária. As inscrições gratuitas se abrirão alguns dias antes do evento.

Serviço especial (apenas no WhatsApp e no Telegram)

O Esportividade tem canais nos aplicativos WhatsApp (clique aqui) e Telegram (clique aqui) em que dá informações a respeito de eventos de corrida recém-lançados, especialmente os com inscrições gratuitas ou baratas. Inscreva-se de graça em um deles para ser avisado das aberturas de inscrições do Circuito Popular.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.