Na época da Copa do Mundo, Jogos Regionais acontecem em Osasco
Osasco sediará durante a Copa do Mundo de futebol, de 18 a 28 de junho de 2014, os Jogos Regionais da Primeira Região Esportiva do Estado de São Paulo. A de 2013, a 57ª da história, foi realizada em Barueri, município vizinho. O Estado é dividido em oito regiões esportivas, e em cada uma delas acontece um campeonato regional. O principal torneio estadual do ano são os Jogos Abertos Horácio Baby Barioni, confirmados para Bauru em 2014. Cotia foi inicialmente selecionada para receber os Jogos Abertos de 2014, mas desistiu da tarefa ainda em setembro do ano passado.
Em nota, a Prefeitura de Osasco diz prever receber 10 mil pessoas de 31 municípios – somando atletas e comissões técnicas. “Estamos muito satisfeitos com a escolha de Osasco como sede neste ano. Nós sabemos que teremos muito trabalho pela frente, mas os Jogos Regionais movimentam toda a cidade, comércio, hotéis, cultura”, disse o secretário de Esporte, Tinha di Ferreira.
A mais recente vez que o município sediou os Jogos Regionais da Primeira Região Esportiva foi em 1996. “Muita coisa mudou nos últimos anos. É uma responsabilidade enorme”, disse Leonardo Antônio, um dos responsáveis pela organização dos Jogos. O chefe da delegação de Osasco, Marcos Paulo da Silva, afirmou ser “obrigação dobrada” ser sede da competição: “Vamos cuidar das outras delegações como gostamos que tratem a nossa quando estamos fora; não pode faltar estrutura para todos os envolvidos”.
Na Primeira Divisão dos Jogos Regionais, competem os oito melhores municípios da classificação geral do ano anterior e os dois primeiros colocados da classificação geral da Segunda Divisão do ano anterior. Ou seja, estarão na Primeira Divisão São Bernardo do Campo (cidade campeã em 2013), Santos, Santo André, São Caetano do Sul, Osasco, Praia Grande, Guarujá, Cubatão, Barueri (vencedora da Segunda Divisão do ano passado) e São Vicente. Mongaguá e Ribeirão Pires foram rebaixadas à Segunda Divisão.
Quem é responsável pela competição é a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo.
São, por regulamento, disputadas as seguintes modalidades:
Atletismo (masculino/feminino)
Basquete (masculino/feminino)
Biribol (masculino)
Bocha (masculino)
Capoeira (masculino/feminino)
Ciclismo (masculino/feminino)
Damas (misto ou feminino)
Futebol (feminino)
Futsal (masculino/feminino)
Ginástica artística (masculino/feminino)
Ginástica rítmica (feminino)
Handebol (masculino/feminino)
Judô (masculino/feminino)
Karate (masculino/feminino)
Malha (masculino)
Natação (masculino/feminino)
Taekwondo (masculino/feminino)
Tênis (masculino/feminino)
Tênis de mesa (masculino/feminino)
Vôlei (masculino/feminino)
Vôlei de praia (masculino/feminino)
Xadrez (masculino/feminino)
Até 14 anos
Ginástica artística (feminino)
Até 16 anos
Ginástica artística (masculino)
Até 20 anos
Futebol (masculino)