Na Arena Corinthians, telões mostram muito mais que apenas o jogo em si
O futebol apresentado pelo Corinthians neste ano não é dos mais belos, e nesta semana a equipe da zona leste paulistana empatou pela décima vez em 22 jogos do Campeonato Brasileiro. O clube, no entanto, tem sido bem-sucedido em outras áreas, como marketing e comunicação com o torcedor. O uso dos dois telões da Arena Corinthians é um claro exemplo disso. Em vez de apenas exibirem imagens ao vivo e o placar, já oferecem um conteúdo ao corintiano que vai além disso.
Antes de o jogo começar, são mostrados vídeos a respeito das novidades e das campanhas do clube, como o festival musical “Canto por Ti, Corinthians”, com Toquinho como garoto-propaganda, o Fiel Torcedor, por meio do qual os corintianos têm desconto em ingressos e produtos, e um workshop nacional de MMA que é organizado pelo Corinthians – o lutador Junior Cigano aparece no comercial. Existe ainda espaço para a promoção do futsal do clube, que disputa o principal campeonato nacional da modalidade, e para estatísticas do duelo que vai começar em instantes, como o histórico de confrontos entre as duas equipes.
No momento em que são divulgadas as escalações dos times, ambas aparecem nos telões com imagens dos jogadores titulares – aquelas em que eles cruzam os braços. Antes da entrada corintiana no gramado, ainda no corredor, os atletas começam a ser filmados.
Durante o duelo, os telões têm múltiplas funções: além de exibirem imagens ao vivo do jogo, dão espaço para o torcedor aparecer, informam estatísticas atuais da partida (como o número de faltas, a posse de bola e os chutes a gol), mostram letra de música quando a torcida puxa mais fortemente um canto e fazem testes com o espectador a fim de que ele tente descobrir a resposta correta de determinada pergunta.
Logo nos primeiros minutos do intervalo são exibidos os melhores momentos do primeiro período, inclusive com reprise de gols. E voltam a ser passados os vídeos com novidades e campanhas do clube.
Ao fim da partida, não demora muito para serem mostrados os melhores momentos de todo o jogo. O torcedor não precisa mais, então, voltar para casa ou acessar pelo celular um site de compartilhamento de vídeos para rever os gols – e por mais de um ângulo.
Após os corintianos (25.537 pagantes na quinta-feira à noite) terem saído frustrados da Arena Corinthians com o empate com a Chapecoense, embora tenham visto belo gol de Malcom, eles voltarão ao estádio de Itaquera no domingo à tarde, quando lá será disputado o clássico com o São Paulo.