São Paulo - região metropolitana
Futebol 19/04/2023

Museu do Futebol recebe ‘Rainhas de Copas’, exposição sobre Copas femininas

Por Esportividade

Seleção brasileira em Torneio Experimental na China (Acervo MdF/Col. Márcia Honório)

A próxima Copa do Mundo de futebol será a feminina, a ser disputada de 20 de julho a 20 de agosto de 2023 na Austrália e na Nova Zelândia, e o Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo, apresenta a exposição temporária “Rainhas de Copas”, de 28 de abril a 27 de agosto de 2023, “para celebrar as conquistas da modalidade e de suas profissionais ao longo dos Mundiais”.

Com curadoria de Aira Bonfim, Juliana Cabral, Lu Castro e Silvana Goellner, explora histórias até hoje pouco conhecidas pelo público, contendo imagens que estavam restritas a acervos pessoais e que serão exibidas pela primeira vez, bem como dados que revelam a grandeza das mulheres que participaram das Copas do Mundo e suas conquistas individuais e coletivas. “É uma exposição importante por reconstruir, pela primeira vez no Brasil, a história sobre o maior evento da modalidade”, disse Aira Bonfim.  

O período que desperta o maior interesse – pelo fato de ser desconhecido da maioria dos torcedores – é aquele do fim dos anos 1980 e do início dos anos 1990, já que foi quando as competições mundiais femininas finalmente (com décadas de atraso…) começaram.

O primeiro ano retratado na exposição é 1988, quando foi realizado o Torneio Experimental na China, considerado o primeiro passo para que a Fifa fosse convencida a organizar o Mundial entre seleções de mulheres, o que aconteceu em 1991.

“A competição, no entanto, não foi televisionada, ocorreu sob muita precariedade para a seleção brasileira e é pouco conhecida até hoje. Assim, a exposição será uma oportunidade para o público ver jogadas inéditas e imagens de acervos das próprias jogadoras”, afirma a assessoria de imprensa da mostra.  

“A exposição também destaca a luta das jogadoras pela igualdade. O visitante descobrirá que, diferentemente dos Mundiais dos homens, a Copa de mulheres sempre foi marcada por reivindicações em campo, já que as condições dadas às jogadoras sempre foram muito inferiores às dos torneios masculinos.”

Sissi, Marta, Cristiane e Formiga não poderiam deixar de ser mencionadas e têm suas histórias contadas.

Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu
Exposição temporária “Rainhas de Copas”
Praça Charles Miller, em São Paulo
De terça-feira a domingo: das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Toda primeira terça-feira do mês: até as 21h (entrada até as 20h)
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Entrada grátis às terças-feiras
Crianças de até 7 anos não pagam
Garanta o ingresso pela internet: clique aqui

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.