Mulheres ganham espaço no esporte, e até empresa de construção aposta nelas
Até pouco tempo atrás, era muito mais fácil encontrar um homem que gostasse de esporte que uma mulher. Como se supunha que a construção civil também estivesse mais ligada ao universo masculino, o esporte foi muito usado como meio de propagação de campanhas publicitárias do segmento. Os conceitos mudaram, porém, assim como a participação esportiva das mulheres. Uma empresa paulistana já subverte a (antiga) ordem: fabricante de impermeabilizantes patrocina o time feminino de vôlei de Osasco.
A partir deste ano, a Vedacit investe no Vôlei Nestlé, uma das equipes mais vitoriosas do Brasil – a que tem a torcida mais apaixonada do país. O amarelo dos novos uniformes osasquenses é justamente o da empresa, integrante do Grupo Baumgart, o do shopping Center Norte.
Embora a aplicação de impermeabilizantes seja uma tarefa mais executada por homens que por mulheres, a escolha do produto, de acordo com Mauricio Gasperini, gerente executivo de marketing da Vedacit, tem participação feminina preponderante.
“Existem diferenças entre o ‘faça você mesmo’ e o ‘compre você mesmo’. Aqui no Brasil, o ‘faça você mesmo’ ocorre em vários casos por falta de dinheiro. Quando a situação [financeira] melhora um pouco, no ‘compre você mesmo’, há o ‘eu compro, você aplica’, que é liderado pela mulher na maioria das vezes”, disse.
Mauricio afirmou que a mulher lida de uma forma diferente com as marcas das quais ela é consumidora: “Ela cria uma relação com as quais ela se relaciona; já os homens são mais pragmáticos e querem resolver logo o problema”.
A campanha atual da Vedacit tem mais “alma feminina” que “masculina”: está baseada nos verbos “construir” e “proteger”. Apesar de o Vôlei Nestlé ser dirigido por homens, Mauricio disse que Luizomar de Moura, treinador osasquense e de seleções brasileiras femininas de base, também tem essas características para com as jogadoras.
Grande “peneira”
O gerente executivo de marketing contou que uma das ideias de Luizomar é a realização de uma grande “peneira” feminina de vôlei no Expo Center Norte, dentro dos pavilhões, para que novas atletas sejam reveladas. Ainda é um projeto.
Outras formas de ativação do patrocínio, como levar as jogadoras do Osasco para o shopping Center Norte para uma “tarde de autógrafos”, são estudadas pela Vedacit.
Jogos em casa
Não existe cobrança de ingresso para assistir aos jogos do Vôlei Nestlé no ginásio José Liberatti; clique aqui e confira quais serão os próximos.