Fim de semana
22/08/2014
Muito futebol, basquete, skate: assim será o fim de semana em São Paulo
Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
A torcida será fundamental neste fim de semana de muito esporte. Um clássico paulista vai mostrar quem realmente aprendeu com os erros recentes. Já times de basquete da região metropolitana de São Paulo vão tentar se recuperar de derrotas contra os mesmos adversários. Um clube de futebol quase centenário precisa de apoio de seus torcedores. Confira nossa seleção de eventos.
- A famosa ladeira do parque da Independência (Ipiranga) será ainda mais dos skatistas neste fim de semana, quando acontece o 5º Independência Total ao Longboard. As categorias presentes no evento são iniciante, feminino, amador, máster, profissional e clássico. Nas eliminatórias, cada competidor terá direito a duas voltas, e valerá a melhor delas. Avançarão para a fase final os 16 melhores skatistas de cada categoria. As inscrições serão feitas às 8h de sábado, dia 23 de agosto, no local. É necessário levar 5 kg de alimentos variados.
- Os fãs de basquete não se decepcionarão neste sábado: terão três jogos para escolher do Paulista masculino, cuja fase de classificação chega ao returno (sexta rodada). O Pinheiros tenta durante a tarde revanche contra a Liga Sorocabana, única equipe que o superou até agora. No começo da noite, o Paulistano, derrotado pelo Pinheiros na quinta-feira, busca, além de revanche, recuperação diante do Rio Claro, que o bateu na primeira rodada. O Mogi das Cruzes, do craque Shamell, também têm suas contas a acertar com o Franca, que saiu do primeiro confronto com a vitória.
- Recuperação é o que o Palmeiras mais quer. Lanterna do Campeonato Brasileiro, enfrenta o Coritiba a partir das 21h deste sábado no estádio do Pacaembu. Agrava essa situação o fato de que já na semana que vem o clube completará cem anos, e o clima para festas não é dos melhores. O time paulistano não vence no Brasileiro desde o dia 22 de maio, quando superou o Figueirense na Fonte Luminosa, em Araraquara, por 1 a 0. O treinador argentino Ricardo Gareca estreou após a Copa do Mundo, mas a equipe só obteve vitórias na Copa do Brasil e foi para as oitavas de final. No campeonato de pontos corridos, o Palmeiras foi derrotado oito vezes (como por 2 a 1 para o Sport na quarta-feira) e obteve dois empates nos dez mais recentes jogos.
- O Juventus, sexto colocado, tenta ganhar uma posição para entrar no G5 do Grupo 3 da primeira fase da Copa Paulista de 2014. O Santo André, vice-líder, ainda invicto após sete jogos, quer assumir a liderança. As duas equipes se enfrentam deste domingo, 24 de agosto, no estádio da Javari. Quem for acompanhar de perto a partida poderá, posteriormente, a partir das 13h, ir ao Festival de Inverno da Mooca. Mas é bom ressaltar que o clube social do Juventus não fica na rua Javari, mas sim na rua Juventus, 690. Pouco mais de 3 km separam os dois lugares.
- São Paulo e Santos enfrentam-se neste domingo pela segunda vez em 2014. Na primeira, em 23 de fevereiro, pelo Campeonato Paulista, houve um empate sem gols. Apesar de ter sido eliminado da Copa do Brasil pelo Bragantino em 13 de agosto, o São Paulo passa por um bom momento no Brasileiro, tendo vencido seus três mais recentes jogos: bateu o Vitória por 3 a 1, o Palmeiras por 2 a 1 e o Internacional por 1 a 0. O Santos voltou a vencer na 16ª rodada depois de três derrotas seguidas para Inter, Corinthians e Cruzeiro. Superou o Atlético-PR na Vila Belmiro com gols de Leandro Damião e Thiago Ribeiro. Mas Robinho sofreu um estiramento muscular na coxa direita e não deverá disputar o clássico.