Modalidades de quadra têm retorno autorizado pelo governo estadual de SP
Observação (feita às 19h37 de 8 de setembro): Governo de São Paulo libera artes marciais com supervisão de federações.
As modalidades de quadra com contato físico estão liberadas em municípios paulistas que estão na fase Amarela, a terceira do Plano São Paulo. Segundo a Secretaria de Esportes, os atletas profissionais delas poderão retomar treinamentos e competições, sempre sem público, “levando em conta todos os cuidados de distanciamento, higienização, utilização de máscaras (com exceção dos atletas em ação) e evitando aglomerações dentro e fora dos espaços esportivos”.
Foi dada uma liberação na tarde desta sexta-feira, 21 de agosto de 2020, quando o Centro de Contingência do Coronavírus autorizou o retorno das modalidades coletivas que são praticadas em quadras esportivas. E o protocolo apresentado pela Liga Nacional de Futsal para realizar o campeonato de 2020 também foi validado.
Como corridas de rua, por exemplo, são mais do que simples competições – são eventos e, na maioria das vezes, precisam de alvará –, a liberação delas é mais complexa, uma vez que depende também do que diz o Plano São Paulo sobre a retomada dos eventos e das determinações particulares de cada prefeitura.
Modalidades já liberadas (fase Amarela do Plano São Paulo)
Futebol (Campeonato Paulista – masculino e feminino, séries A1, A2, A3 e sub-20)
Automobilismo
Ciclismo
Modalidades individuais e coletivas sem contato físico (vôlei, tênis, bocha, malha e outras)
Modalidades coletivas com contato físico em quadras (futsal, handebol, basquete e outras)
Novo Basquete Brasil (NBB)
Liga Nacional de Futsal (LNF)