Meia maratona grátis encerra em grande estilo ano do Circuito Popular na ZL

Trecho desafiador da etapa Itaquera: subida em que se vê estádio corintiano (Esportividade)
Resultados: clique aqui e confira o seu.
Fotos do evento: clique aqui e veja-as.
A temporada 2025 do Circuito Popular de corrida de rua da cidade de São Paulo chegou ao fim em um dia 21, o de dezembro, com uma prova de 21,097 km. A última das 12 etapas do ano, a 34ª da atual fase, a com a organização da Fenats, foi a mais desafiadora de todo o calendário. Além de ter sido a mais longa, foi a fisicamente mais exigente: uma sequência de subidas e descidas marcou as duas voltas da meia maratona em Itaquera, na zona leste da capital paulista. Foi, aliás, a única prova de 21,097 km com inscrições gratuitas realizada na cidade em 2025.
Assista ao vídeo curto dos 21k em Itaquera:
Ver essa foto no Instagram
Diferentemente das duas edições anteriores, nesta a base do evento foi montada na praça Itaquera, na avenida José Pinheiro Borges, 1670, onde também ocorreu no sábado, 20 de dezembro, a entrega de kits. Devido ao fato de mais vezes os participantes passarem por lá durante a prova, tiveram mais contato com os espectadores.

Corredores encaram subida na etapa Itaquera do Circuito Popular e observam Neo Química Arena (Esportividade)
Outro ponto alto – até mesmo literalmente – foi o trecho pós-túnel, de subida, com a Neo Química Arena, estádio do Corinthians, à esquerda. Corintianos puderam mandar “energias positivas” para o clube, que naquele dia disputaria jogo de volta da final da Copa do Brasil masculina contra o Vasco (que seria vencida pela equipe paulista), e torcedores de outros times também apreciaram a construção. Depois do retorno, uma descida permitia que recuperassem o tempo perdido – mesmo que parcialmente.

Uma das subidas da etapa Itaquera do Circuito Popular na Radial Leste (Esportividade)
A Radial Leste, no entanto, “não estava de brincadeira”, e mais adiante os participantes (1.800 adultos inscritos) foram desafiados por outras subidas. O que lhes dava motivação era o fato de saber que uma subida se tornaria uma descida alguns minutos mais tarde.

Últimos metros da etapa Itaquera do Circuito Popular (Esportividade)
Boa parte dos últimos 3 km foi justamente dessa forma, com os atletas mais descendo que subindo – para alegria geral da “nação corredora”.

Chegada da meia maratona (21,097 km) do Circuito Popular em Itaquera (Esportividade)
Ao fim dos 21,097 km, obtiveram medalha com os “21k” destacados – a exemplo da sacochila e da camiseta que já haviam recebido –, conversaram bastante a respeito das dificuldades vencidas ao longo da prova (vale ressaltar que, na metade dela, houve a distribuição de bebida isotônica) e, a partir das 9h, assistiram à participação das crianças, que correram, de acordo com a faixa etária, de 50 a 400 metros. E já se mostraram ansiosos pela temporada 2026 do CP.
A Fenats (Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor) foi a entidade escolhida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo entre as três que enviaram proposta para a organização do Circuito Popular de corrida de rua a partir de 2023. Nesta temporada 2025, o valor global do projeto é de R$ 3.499.998,55, fazendo parte dela 12 etapas – sempre com inscrições gratuitas – em diversas regiões da cidade. O Esportividade fez a cobertura de todas elas.
Serviço especial (apenas no WhatsApp e no Telegram)
O Esportividade tem canais nos aplicativos WhatsApp (clique aqui) e Telegram (clique aqui) em que dá informações a respeito de eventos de corrida recém-lançados, especialmente os com inscrições gratuitas ou baratas. Inscreva-se de graça em um deles para ser avisado das aberturas de inscrições do Circuito Popular.