Medalhista em Paris-24, maratonista queniana Hellen Obiri inspira amadores em SP
Para os atletas amadores que percorrem diversas distâncias, principalmente as provas longas, como as maratonas, é fácil assimilar de onde vêm os grandes competidores, aqueles que conquistam títulos e quebram recordes mundiais. Os corredores quenianos (assim como os etíopes) vêm há gerações estabelecendo um alto nível no esporte. Muitos até diriam que se trata de um aspecto cultural da região onde vivem e que o ambiente transformou corredores em superpotências no atletismo. Porém, ao participar do talk com a atleta olímpica Hellen Obiri, realizado na manhã de 29 de novembro de 2024, sexta-feira, na Soho House São Paulo, organizado pela marca de tênis On, conclui-se que o meio até pode contribuir para a criação de um campeão, mas há muito mais que isso. A jornalista Carol Barcellos foi a mediadora do evento, que contou também com a participação da influenciadora Lais Roberta (La Robertita).
Três vezes medalhista olímpica – prata (Rio-2016 e Tóquio-2021, nos 5 mil metros) e bronze (Paris-2024, na prova de 42,195 km), Hellen conta que, apesar de ter nascido e crescido no Quênia, as crianças da comunidade em que vivia não tinham o hábito de praticar esporte, especialmente as meninas. Foi só com o apoio da família, aliado a uma facilidade no esporte (alguns diriam talento mesmo), que pôde construir uma carreira com grandes vitórias. E com paciência, palavra bastante usada por ela, a qual serve muito também para os corredores amadores.
Além das medalhas olímpicas, Hellen Obiri já conquistou quatros títulos mundiais e, em 2023, venceu consecutivamente as maratonas de Boston e de Nova York. Para você ter uma ideia da raridade disso, um feito como o de Obiri não ocorria desde 1989, ano em que ela nasceu.
Atleta patrocinada pela On, em abril de 2024 ela correu (e venceu, é claro) a Maratona de Boston novamente, desta vez usando o tênis Cloudboom Strike LightSpray, tecnologia revolucionária da On que constrói o cabedal do calçado sem costuras e sem cadarço em apenas três minutos.
Leia mais:
Esportividade testou o supertênis Cloudboom Strike LightSpray, da On
Além do talk na Soho House São Paulo, Hellen ainda fará uma participação na expo da Venus Women’s Half Marathon de 2024, às 14h deste sábado (30), além de marcar presença, como apoiadora, na prova feminina de domingo (1º/12), organizada pela Iguana Sports.
Mãe de uma garotinha, a atleta queniana comentou ainda sobre a dificuldade para mulheres corredoras – amadoras ou profissionais – conseguirem retornar aos treinos e às provas após a maternidade. “Eu quero ser a inspiração também para a minha filha”, finaliza Hellen.