Máscaras deixam de ser obrigatórias para se exercitar ao ar livre em São Paulo
Observação (feita às 17h49 de 17 de março de 2022): uso de máscara em academias e ginásios deixa de ser uma obrigação em São Paulo.
Já a partir da tarde desta quarta-feira, dia 9 de março de 2022, não será mais obrigatório o uso de máscara ao ar livre em São Paulo. Essa medida, anunciada pelo governador João Doria, libera os esportistas, portanto, de usar o equipamento de proteção individual quando se estiverem em parques e vias públicas, por exemplo. Já em academias de ginástica, por exemplo, ainda há necessidade de utilização, pois são ambientes fechados.
Essa foi a segunda vez que o governo estadual anunciou a retirada da obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre. Na primeira, em 24 de novembro de 2021, dizia que a medida valeria a partir de 11 de dezembro de 2021. Em 2 de dezembro, porém, teve de retroceder por causa da variante ômicron do Sars-CoV-2, vírus causador da covid-19.
Nos eventos de corrida de rua paulistas, já não havia obrigação de uso de máscara durante a prova, mas, antes da largada e depois da chegada, os organizadores aconselhavam a colocação do EPI.
O governo estadual liberou também a capacidade total dos estádios de futebol, que estavam limitados a 70% do público.
Na entrevista coletiva de imprensa na qual Doria assinou o decreto de flexibilização, foi dito que 89,27% da população paulista elegível (a partir de cinco anos de idade) completou o esquema vacinal (ao menos duas doses) contra a covid-19. A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 37,6% no estado de São Paulo.
Quero muito poder correr sem máscara. Campinas vai fazer o anúncio hoje de tarde. Estou esperando pra saber se vai seguir a decisão estadual. Correr de máscara desgasta.