Maratona de SP-2022 mostra que muitos atletas inscritos ainda faltam às provas
Os resultados da 26ª Maratona Internacional de São Paulo, publicados oficialmente pela Yescom na manhã desta quarta-feira, 13 de abril de 2022, indicam a continuidade de um fato observado desde os primeiros eventos de corrida de rua remarcados em razão da pandemia de covid-19: a ausência acima do normal de atletas inscritos.
Você em ação na corrida: encontre e baixe sua foto
Clique aqui para ver suas fotos como participante da Maratona Internacional de SP-2022; encontre ainda as dos amigos!
A reportagem do Esportividade fez um levantamento sobre o evento do domingo passado (10) que levou em consideração os resultados oficiais, divulgados no site da empresa organizadora, e chegou à conclusão de que cerca de 8.600 corredores completaram sua prova, seja a de 5 km, seja a de 21,097 km, seja a de 42,195 km. No sábado (9), a Yescom havia informado o seguinte número de inscritos: 15.900.
Isso quer dizer que só 54% dos atletas concluíram a prova na qual estavam inscritos. Existiram casos de abandono – bem como de pessoas que estavam cadastradas na maratona, por exemplo, e (em cima da hora) optaram pela meia, sendo excluídas da classificação final. Certamente, então, havia mais de 8.600 corredores no dia 10 de abril.
Por que atletas inscritos têm faltado aos eventos de corrida? São vários possíveis fatores. É preciso dizer que a maior parte das inscrições havia sido efetuada em 2019 e 2020, então é provável que algumas pessoas tenham parado de correr; outras podem até correr ainda, mas talvez não tenham mais condições de chegar ao fim de uma maratona, por exemplo.
O preço do deslocamento também tem de ser considerado, uma vez que existem atletas de outras cidades que participam do evento e os valores dos combustíveis subiram bastante de 2020 para 2022.
Alguns inscritos podem não ter tomado ao menos duas doses de vacina contra a covid-19, o que é uma exigência da Prefeitura de São Paulo para participantes de eventos.
Retirada de kit demorada
No sábado, 9 de abril de 2022, último dia de entrega de kits, formaram-se longas filas no shopping Light, na região central de São Paulo, onde era efetuada a retirada. Alguns corredores demoraram mais de duas horas para obter seu material de prova.
“Antecipadamente pedimos desculpas”, disse a Yescom, segundo a qual na quinta-feira e na sexta-feira 5.700 kits haviam sido retirados “e o local de entrega chegou a ficar vazio”.
“Mas a maioria deixou para sábado, e por isso as filas foram grandes. Diante disso, mudamos o horário de término para as 20h, aumentamos o efetivo e controlamos as filas para atender a todos”, afirmou a empresa organizadora. “Novamente, pedimos desculpas e seguimos trabalhando.”
Fotos: clique aqui e encontre as suas.
Resultados: clique aqui e confira o seu.
A Yescom culpando corredores pela falta de organização na entrega de kits.
uma maratona INTERNACIONAL com 15k inscritos, culpam os corredores por terem ido no sábado! Eles que usem o excell e vejam quantas pessoas vem de fora pra correr. Eternos amadores.