Maioria dos atletas não acredita que vá voltar às corridas em 2021, diz enquete
A maioria dos corredores amadores que responderam a uma enquete criada pelo Esportividade no Instagram não acredita que vá participar de provas até dezembro de 2021: 54,5% das 343 pessoas mostraram-se pessimistas (ou realistas) quanto a essa participação.
Apesar do retorno dos eventos ao estado de São Paulo, especialmente ao interior, existem ao menos duas explicações para esse resultado: a oferta para 2021 ainda está baixa na região metropolitana de São Paulo, já que renomadas empresas, como Iguana Sports e Yescom, transferiram todo ou quase todo seu calendário para 2022; apesar do avanço significativo da vacinação, a pandemia de covid-19 — agora com a variante delta, mais contagiosa, e com aplicação de terceira dose — ainda é enfrentada, o que provoca risco de novos adiamentos e deixa os atletas receosos.
O mais recente “grande domingo” de corrida na cidade de São Paulo foi 8 de março de 2020, há mais de um ano e meio. Desde então, houve apenas dois eventos regularizados na capital paulista, ambos realizados pela Abraceo: um de verificação de protocolo sanitário em outubro de 2020 — só para convidados — e a Volta SP 10k, esta sim com inscrições abertas ao público, em 29 de agosto de 2021.
A prefeitura voltou a aceitar pedidos de reserva de data vindos de organizadores, mas não deu previsão de publicação do calendário de provas. A 96ª São Silvestre continua prevista para 31 de dezembro de 2021, porém a Fundação Cásper Líbero já previu em regulamento a transferência das inscrições para uma edição de meio de ano de 2022 caso um terceiro adiamento seja necessário.