São Paulo - região metropolitana
De bem com a vida 03/02/2014

Lesão de Neymar preocupa para a Copa? Ortopedista tira essa dúvida

Por Dr. Gustavo Arliani

neymarvolta

Quinta-feira, dia 16 de janeiro de 2014. Jogo Getafe x Barcelona pela Copa do Rei da Espanha. Ao tentar uma jogada na linha de fundo o principal jogador brasileiro da atualidade, Neymar, deu um susto em toda torcida do Brasil e do Barcelona. Nesse lance, o atleta teve um entorse do tornozelo direito ao tentar cruzar a bola para o centro da área. Foi substituído imediatamente e saiu retirado de campo carregado pelos médicos.

Após avaliação do jogador e realização de exames de imagem, os médicos do Barcelona tranquilizaram os torcedores dizendo que não houve fraturas no tornozelo de Neymar, com lesão “apenas” dos ligamentos do tornozelo.

Algumas questões surgem neste momento. Quais ligamentos foram lesados? Qual foi o grau da lesão? Qual será o tempo de afastamento do atleta? Ele conseguirá jogar a Copa do Mundo sem restrições?

O entorse de tornozelo é uma das lesões mais frequentes no futebol, sendo responsável por um índice de 10% a 18% de todas as lesões da modalidade. Essas lesões possuem grande importância médica e também econômica, visto que os atletas, depois de entorses do tornozelo, perdem de 16 a 27 dias de treinamentos e jogos devido à lesão. Apenas 13% das lesões do tornozelo são consideradas graves, mas quando presentes podem fazer o jogador ficar afastado dos gramados de dois a três meses.

O mecanismo de lesão geralmente ocorre com movimentação interna do tornozelo (inversão) e lesão das estruturas ligamentares da parte de fora do mesmo. A gravidade da lesão depende de número e grau de comprometimento dos ligamentos envolvidos. Lesões associadas como fraturas, lesões da cartilagem articular e de outras estruturas devem ser investigadas e excluídas.

No tratamento inicial após entorse do tornozelo deve-se realizar aplicação de gelo, elevação do membro inferior acometido, repouso e compressão do tornozelo. A utilização de órteses para imobilização do tornozelo garantem melhora do quadro de dor e inchaço da articulação. O jogador inicia, então, fisioterapia para analgesia, diminuição do inchaço, recuperação do arco de movimento, força e equilíbrio (propriocepção) do tornozelo machucado.

Com isso, esperamos que nosso craque retorne aos gramados em breve. Certamente estará 100% recuperado e preparado para arrebentar na Copa do Mundo e ajudar a conquistar o sonhado hexacampeonato para nós!

Atualização (Esportividade): no fim da semana passada Neymar voltou a fazer atividades sem bola no gramado. Ele deve ficar afastado das partidas ainda mais uma ou duas semanas. Crédito da foto: Barcelona FC.

Sobre o Dr. Gustavo Arliani

Doutor Gustavo Arliani é ortopedista especialista em traumatologia formado pela Universidade Federal de São Paulo. É um dos autores do livro “Classificação em Ortopedia e Traumatologia”, juntamente com Doutor Moisés Cohen e Diego Astur. Gustavo é um dos dez mais bem colocados na prova para o título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT. [email protected] / drgustavoarliani.com.br

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.