Interlagos: veja como devem ficar os novos boxes e paddock após reforma
O Esportividade teve acesso a algumas ilustrações que mostram como devem ficar os boxes e o paddock do autódromo de Interlagos, em São Paulo, em 2015. Como já havia adiantado Omir Abílio de Almeida, o chefe de gabinete de presidência da SPObras, em abril de 2014, a área entre as garagens e as salas de apoio será coberta. As imagens revelam uma fachada de vidro no que será o novo centro de controle, acima dos primeiros boxes. Em seguida, haverá uma lona como a já existente sobre as garagens mais próximas ao S do Senna, mas cobrirá também o corredor traseiro, que no automobilismo recebe o nome de paddock.
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A estrutura atual dos boxes, feita para o Grande Prêmio do Brasil de 1990, quando a Fórmula 1 voltou à capital paulista, é desmontável. Já está aberta uma licitação para que se faça a contratação de uma empresa que execute as obras. O primeiro valor estimado para a execução do objeto licitado é de R$ 104.515.966,06. O Ministério do Turismo, por intermédio de um Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), disponibilizou R$ 160,8 milhões para a reforma de Interlagos, e dessa quantia sairá o dinheiro a ser pago à empresa vencedora.
Neste ano houve a primeira fase da grande reforma do autódromo de São Paulo. Nela foi recapeada toda a pista, foi ampliada a entrada dos boxes com a ajuda de um muro em terra armada e foi aumentada a área de escape da segunda perna do S do Senna, alterando um pouco o traçado da saída dos boxes. Esses são três exemplos do que foi feito em Interlagos para o GP do Brasil deste fim de semana.
Os novos boxes têm de ficar prontos até novembro de 2015 – a etapa do próximo ano está marcada para 15/11. O plano é que sejam construídos boxes auxiliares na região da Curva do Sol para que, enquanto os boxes principais estiverem em obras, aqueles possam receber categorias nacionais.
Como serão os novos boxes
Os 23 boxes existentes serão refeitos, ganhando um pé-direito maior. Vão ser construídos mais um para equipes e quatro para atividades técnicas do evento; desses quatro, três serão para entidades esportivas, como a FIA, e um será para aferição e controle. No total, Interlagos terá 28 garagens.
A Federação Internacional de Automobilismo até recomenda mais que 24 boxes para equipes, mas terão dimensões superiores (12 m x 18,65 m cada um) ao que exige como mínimo, o que, em área quadrada total (5.371,2), representa mais que o pedido (4.536 metros quadrados) pela FIA.
“Não obstante, devemos ponderar ainda que 24 boxes reúnem uma flexibilidade menor que os 36 boxes para a divisão entre as 13 equipes (12 de competição e uma de pneus) previstas anteriormente para a temporada; logo, esse ligeiro acréscimo na área total se mostra oportuno para acomodação das diversas equipes no edifício dos boxes”, diz termo de referência da SPObras.
No edifício dos boxes, não existirão paredes internas: haverá, na verdade, separação entre as garagens por uma divisória metálica removível. Essa condição de modulação do edifício tem como objetivo permitir a acomodação das diversas estruturas (grandes e pequenas) das equipes de competição pelo agrupamento de dois, três ou mais boxes.
No centro de controle, estarão as demais áreas essenciais do circuito, compreendendo: sala de controle, pódio, estúdio unilateral, sala de espera pelo pódio, escritórios das entidades desportivas internacionais, entre outras instalações.
O edifício de apoio vai contar com uma área construída de 3.531,15 m2 (apenas nas áreas destinadas à ocupação das equipes), o que representa uma área de 252,2 m2 para cada uma das 13 equipes, incluindo ainda as áreas complementares da FIA e da FOM, equivalendo a 14 times. Nele existirão instalações sanitárias (masculinas e femininas), por exemplo, e funcionarão escritórios e cozinhas das escuderias.
A construção será marcada por características simples, voltadas para a funcionalidade das atividades a que se destinam. As obras preveem a utilização de estruturas em elementos de concreto pré-moldado (pilares, vigas e lajes), pisos em concreto com acabamento polido, paredes em alvenaria de blocos de concreto estrutural, caixilhos em alumínio anodizado e fachadas em pele de vidro duplo – para isolamento acústico e/ou atenuação acústica.
São Paulo tem contrato com a Fórmula 1 até 2020. A ampliação de boxes e paddock era uma exigência da categoria para a renovação de contrato.