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Motociclismo 08/05/2015

Interlagos fica sem poder ser usado até 20 de maio, afetando SuperBike

Por Esportividade
Autódromo de Interlagos em 22 de abril de 2015 (SPTuris)

Autódromo de Interlagos em 22 de abril de 2015 (SPTuris)

A pista principal do autódromo de Interlagos ficará fechada pelo menos até 20 de maio, o que impedirá o SuperBike Brasil de realizar evento lá no dia 17 de maio de 2015, obrigando-o a alterar o calendário. No entanto, manteve nele, por enquanto, as etapas paulistanas de 14 de junho, 12 de julho, 2 de agosto e 23 de agosto.

“Devido à intensa movimentação de caminhões e equipamentos de grande porte para acesso à obra, ficou definido que, até o próximo dia 20 de maio, não haverá condições de o autódromo abrigar qualquer tipo de atividade na pista principal, mesmo nos fins de semana. Após essa data, será feita uma nova avaliação pela empresa construtora para que se tente liberar algumas atividades na pista”, diz comunicado da SPTuris, administradora do local.

Os pilotos que participam do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto só disputaram uma etapa em 2015, no fim de semana de 25 de janeiro. Sem Interlagos, as categorias não podem correr em mais lugar algum, porque a Federação Paulista de Automobilismo só permite corridas do campeonato no autódromo paulistano. Oficialmente, então, elas não podem disputar provas no Velo Città, em Mogi Guaçu, o outro autódromo com certificado da FIA existente no Estado de São Paulo.

A região dos boxes principais de Interlagos é modificada a fim de que fique mais espaçosa. A área remodelada será inaugurada no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 de 15 de novembro de 2015. Na área da foto acima, em que ficava o heliponto, já demolido, será construída nova torre de comando, que irá até o nível inferior (onde, nessa imagem, está um caminhão).

Provas de arrancada ainda são realizadas em Interlagos, uma vez que não fazem uso da pista principal. O festival musical Lollapalooza aconteceu lá em 28 e 29 de março de 2015. Na semana que vem, em 12 de maio, terça-feira, o autódromo completará 75 anos de existência.

Atualização: o que diz o SuperBike Brasil

Em outubro de 2014 nos foi comunicado que o autódromo de Interlagos passaria por profundas reformas apenas na área dos boxes e que seria reaberto para uso em maio de 2015, com os boxes principais demolidos e com os boxes auxiliares construídos na curva do Sol.

Entretanto, a obra foi postergada até meados de abril e nesse período em que o autódromo ficou fechado o SuperBike Brasil não foi autorizado a utilizá-lo, isso sem nenhuma explicação plausível.

Com o atraso, os boxes auxiliares não foram construídos e os boxes principais não foram demolidos.

A obra em andamento objetiva remodelar apenas a área de trás dos boxes, além de construir três novos boxes e um novo prédio com seis andares onde até então era localizado o heliponto e a torre Shell.

A prefeitura justificou que poderia liberar os boxes, mesmo eles não sendo afetados, mas sem usarmos a parte de trás e a entrada do pit lane. Salientou também que operaríamos em tendas no estacionamento.

Posteriormente, após nós aceitarmos todas essas condições, a utilização do autódromo nos foi finalmente negada com a alegação de que a pista estaria sendo cruzada constantemente por caminhões e operários, que trabalham na remoção de entulho e na entrada de materiais de construção.

Nós acreditamos que em breve esses pontos serão adequados e poderemos seguir com o calendário previsto. Enquanto isso, se houver necessidade de alteração, as datas serão uma a uma alteradas para outras praças e vão ser comunicadas com antecedência média de 30 dias.

Entendemos o quanto isso é complicado e traumático para todos os pilotos e fãs e estamos trabalhando para resolver a situação da melhor forma possível.

A segunda etapa do SuperBike Brasil acontecerá, agora, em 7 de junho de 2015 e será disputada no Velopark, em Nova Santa Rita (RS).

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