Interlagos: empresa que fez obras em 2014 lidera as de 2015, as dos boxes
A última etapa da reforma do autódromo de Interlagos está prestes a ser executada. Não houve interposição de recursos no prazo legal, e o consórcio Equipav/Formatto, vencedor do certame, irá à sede da SPObras, com a qual conversará (“negociação de condições mais vantajosas” para a prefeitura) nesta quarta-feira, dia 14 de janeiro, antes de assinar o contrato. Para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 deste ano, marcado para 15 de novembro, precisa ficar pronta a reestruturação completa de boxes e paddock, os quais vão oferecer melhores condições às equipes.
A Equipav foi também a empresa responsável por executar a primeira etapa das obras, a qual foi bem-sucedida: em 2014, recapeou toda a pista, construiu um muro de contenção para que a entrada dos boxes pudesse ser alargada e alterou a saída do pit lane para possibilitar a criação de uma maior área de escape na segunda perna do S do Senna. A companhia paulistana recebeu R$ 37.409.492,83 por isso.
Mas o consórcio Equipav/Formatto desta vez foi o terceiro colocado e só foi considerado o vencedor da licitação por causa de falhas dos dois primeiros. As documentações apresentadas por estes dois, Santa Bárbara Construções S/A e consórcio Lemam/CEI, não foram totalmente aprovadas pelos membros da Comissão Permanente de Licitações da SPObras, que então convocaram Equipav Engenharia Ltda. e Formatto Coberturas Especiais Ltda.
A Formatto terá o função de construir a grande cobertura do paddock, uma das grandes novidades de Interlagos para 2015. Quem caminhar pela área entre os boxes e o edifício de apoio não vai tomar chuva, então.
Até oito meses serão gastos para a execução das obras e dos serviços de construção e requalificação das edificações dos novos boxes e do edifício de apoio. O valor estimado para a execução do objeto licitado, de acordo com o primeiro edital divulgado, é de R$ 104.515.966,06. O Ministério do Turismo, por meio de um Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), disponibilizou R$ 160,8 milhões para a reforma de Interlagos.
Em novembro de 2015 o Esportividade publicou detalhes de como ficarão os boxes e a retaguarda deles. Serão construídas mais garagens em direção à entrada dos boxes, as quais serão usadas pela Federação Internacional de Automobilismo durante o GP do Brasil. Não existirão mais divisões fixas entre elas, o que significa que cada evento poderá modulá-las como achar melhor. Clicando aqui você fica por dentro de tudo isso.
A pista de corrida do autódromo de Interlagos só será reaberta quando ficarem prontos os boxes auxiliares na região da Curva do Sol, já que os principais estarão em obras.