Inscrições para a Caminho da Paz-2016 serão abertas em 19 de outubro
Leia reportagem exclusiva do Esportividade sobre a sétima edição da Caminho da Paz (2016): ‘Girl power’: mulheres são maioria na corrida Caminho da Paz pela 1ª vez.
A espera está prestes a acabar: em 19 de outubro de 2016, às 8 horas, finalmente terão início as inscrições para a corrida de rua do Caminho da Paz, eleita pelo guia Esportividade a melhor de São Paulo do ano passado. Custam apenas R$ 29,80, uma vez que o evento da Associação Civil Iniciativa O Caminho de Abraão pôde captar recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Caminhantes também serão muito bem-vindos em 6 de novembro, em que serão percorridos 7 km.
A prova foi ampliada para 2016 e receberá mil inscritos a mais que em 2015. As inscrições serão encerradas quando forem alcançados 6 mil participantes, o que tende a acontecer rapidamente. Mais atletas, dessa forma, vão poder disputar uma prova que duplamente vale a pena ser feita em 6 de novembro: pela mensagem que passa e pelo percurso exclusivo que oferece.
Apenas uma vez por ano, justamente na Caminho da Paz, os corredores têm a oportunidade de largar na avenida República do Líbano, passar pelo parque do Ibirapuera, percorrer toda a avenida Juscelino Kubitschek e concluir os 7 km no parque do Povo. Como a largada e a chegada são em locais distintos, a organização do evento oferece gratuitamente ônibus que saem do ponto final e vão ao inicial antes de a prova começar.
Uma corrida normal assim já seria diferente da grande maioria, mas a Caminho da Paz vai além ao ser mais que uma prova pedestre. A Iniciativa O Caminho de Abraão espalha pela capital paulista palavras gigantes semanas antes do evento. A novidade é que, em 2016, algumas irão para comunidades menos favorecidas.
“No ano passado, colocamos 13 palavras nas ruas”, disse Adriana Feffer Skaf, da AG Sport. “Em 2016, serão 20 palavras, saindo do trajeto da corrida. Teremos quatro delas em comunidades como Brasilândia, Capão Redondo, Cidade Tiradentes e Paraisópolis. E começarão a ser instaladas em 26 de outubro, ficando nas ruas por 30 dias.”
Levar à reflexão sobre o significado das palavras é o objetivo da ação, que já é quase uma tradição em São Paulo. “Uma mudança de 2015 para 2016 é a forma como nós trabalharemos as palavras. Nós queremos que as pessoas realmente entendam o projeto. Nossa intenção é que as pessoas as observem e repensem as atitudes, praticando cada vez mais a ética, o amor, o respeito, a união, a integração, a diversidade, amizade, prosperidade”, afirmou Adriana.
O bicampeão olímpico de vôlei Serginho e José Júnior, do AfroReggae, foram escolhidos embaixadores do evento, que contará com outras personalidades como símbolos dos valores apresentados.
“Na chegada ao parque do Povo os corredores verão uma ou duas atrações”, promete Adriana, ainda sem revelar o que espera os atletas após os 7 km.
Saiba como foi a prova em 2015:
Caminho da Paz é mais que simbólica: é chance única anual aos corredores
Ótima matéria esportividade, Parabéns e obrigado pela informações