Inscrições costumam ser o ponto fraco de corridas gratuitas, mas há soluções
Inscrever-se de graça em corridas é uma tarefa que normalmente exige paciência. Fica tenso tanto quem não obtém uma vaga como quem a consegue, pois, em geral, os servidores em que estão hospedados os sites de inscrição não aguentam a grande demanda e há instabilidade. Existem, no entanto, soluções que minimizam esse sufoco, mas são custosas.
Fila virtual
Um dos sistemas que menos estressam os corredores é o de fila virtual. É muito eficaz, mas tem custos elevados (em dólar): o site de inscrição tem de desembolsar quase R$ 4 mil a cada uso dele.
Um dos sites que o adotam é o Ticket Experience (TKX). “Trabalhamos com a Queue-it, uma empresa que tem sede na Dinamarca e que é a melhor no ramo de fila de espera virtual”, disse Antônio Duarte, do TKX.
Funciona em três etapas: pré-evento, fila e pós-evento. Na primeira, os usuários vão para uma página de espera, de apresentação do evento.
“Às 10h [horário tradicional de abertura] as inscrições têm início, e é aí que a fase da fila começa. Um redirecionamento é feito aleatoriamente para a página da fila de inscrições. Isso significa que quem se conectou às 6h da manhã não terá, necessariamente, uma melhor posição que quem se conectou às 8h, por exemplo.”
“Um número de pessoas é liberado para acessar o site da TKX e tem até dez minutos para fazer todos os trâmites (cadastro e inscrição). Quando a inscrição é efetuada, o usuário é retirado do site, dando lugar ao próximo da fila. Caso o usuário queira fazer uma segunda inscrição, ele é enviado para o fim da fila.”
Não é necessário ficar o tempo todo de olho na tela para saber se sua vez chegou. O atleta pode optar por receber um e-mail da Queue-it quando da esperada hora de se inscrever na prova.
Além disso, “para não deixar o pessoal no escuro, nós comunicamos de tempos em tempos a quantidade de vagas preenchidas”. Quando há o esgotamento, a mensagem de “inscrições encerradas” aparece na tela.
Sorteio de vagas
Os megaeventos esportivos que passaram pelo Brasil em 2014 e 2016, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, seguiam outro caminho. Em um primeiro momento, o espectador escolhia quais ingressos ele pretendia comprar, mas sem os adquirir ainda. Quando havia mais procura que lugares disponíveis, ocorria um sorteio, e só após a divulgação dos resultados o pagamento era efetivado.
Grandes maratonas, como a de Nova York e a de Londres, adotam sorteio como método de escolha de participantes. No Brasil, as vagas da Mizuno Uphill, corrida catarinense, são sorteadas.
Inscrições gratuitas também podem ser distribuídas assim. Em São Paulo, a Iguana Sports, nas duas primeiras etapas do Circuito Caixa da Cidadania de 2018, mostrou um sistema incipiente, que usava formulários do Google e ainda carecia de evolução.
Em sistemas desenvolvidos pensando no sorteio de vagas, o usuário tem acesso a um ambiente restrito e por meio dele consegue saber se foi ou não contemplado. Também pode desistir da vaga, que é cedida de forma automática a outro atleta.
Boa