Inauguração de centro de handebol em São Bernardo fica para março-15
O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, deu na semana passada uma nova previsão a respeito da inauguração do Centro de Desenvolvimento do Handebol Brasileiro. Segundo o petista, as obras estão “97% concluídas”, e a solenidade deve acontecer em março de 2015. Para se ter uma ideia de como as expectativas eram outras há alguns anos, o site dos Jogos Olímpicos de 2016 dizia – e ainda diz – que a construção iria “de junho de 2012 a maio de 2013”.
O centro de handebol é a parte que ainda não foi inaugurada do mais novo complexo esportivo são-bernardense, construído onde ficava o Volkswagen Clube. Já estão em uso os centros de atletismo, Professor Oswaldo Terra, e ginástica artística, Marcel Francisco dos Santos. A Caixa é patrocinadora de ambos.
O Centro de Desenvolvimento do Handebol Brasileiro é resultado de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Handebol, o Ministério do Esporte e a Prefeitura de São Bernardo do Campo. De acordo com o site do Rio-2016, existirão lá, além de duas quadras oficiais, alojamento que pode receber até 184 pessoas simultaneamente, salas de condicionamento físico e musculação, área para primeiros socorros e tratamento médico, estrutura para atividades de fisioterapia e massagem, locais para o descanso dos atletas, salas para reuniões e palestras, espaços privativos para a gerência da delegação, restaurante e lanchonete.
Foram investidos no centro, de acordo com o governo federal, R$ 13,045 milhões; R$ 12 milhões vieram do Ministério do Esporte, e o restante é verba da prefeitura. Ali serão treinadas as seleções de base e até mesmo as equipes adultas do Brasil – em preparação para os Jogos Olímpicos.
- Leia mais sobre os centros já inaugurados:
Ginasta se prepara para Rio-2016 em centro criado em região carente
Em São Bernardo do Campo, centro de atletismo é inaugurado
Jogos Abertos de 2016
A cidade de São Bernardo do Campo foi eleita a sede dos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni, os do interior, em 2016. O município do ABC paulista disputava com Votuporanga a possibilidade de organizar o evento no ano em que acontecerá no Brasil a Olimpíada.
Dos 156 municípios aptos a votar, 79 o fizeram. São Bernardo recebeu 55 votos, totalizando 69,62% da votação, contra 24 de Votuporanga, que atingiu 30,38% dos votos.