São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 05/11/2024

Ibirapuera: Urbia passará a cobrar taxa de assessorias que treinam em grupos

Por Esportividade

Corredores treinam no parque do Ibirapuera (Esportividade)

Já não é de hoje que a Urbia, empresa que administra o parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, tenta implementar uma taxa de utilização para as assessorias esportivas e os treinadores que utilizam o local como ponto de encontro. Logo após a empresa ligada à Construcap assumir a gestão do parque, em 2020, a questão já havia sido levantada, porém agora, em novembro de 2024, a cobrança passará a valer.

Em nota, a Urbia disse que “a cobrança de tarifa é destinada somente às assessorias esportivas particulares e profissionais que realizam atividades comerciais no espaço”.

De acordo com a Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo (ATC-SP), contrária à decisão da Urbia, no novo modelo a cobrança poderia chegar a R$ 1.300 mensais para as assessorias utilizadoras do parque. Segundo comunicado enviado à imprensa, a ATC-SP entrou com uma notificação contra a Urbia. “Após o recebimento da notificação, contendo todos os argumentos jurídicos pela ilegalidade da cobrança, a Urbia tem um prazo de 15 dias para se abster de realizar qualquer ato tenente à cobrança. Na hipótese de insistência, as medidas legais serão tomadas”, explica Vitor Rhein Schirato, advogado da ATC-SP.

Mas, segundo a Urbia, a implementação da cobrança contribuirá para organizar a atuação das assessorias esportivas dentro do parque, “exigindo que os treinadores sejam credenciados no Conselho Federal de Educação Física (Confef) e no Conselho Regional de Educação Física (Cref)”, diz a nota.

Questionada se a cobrança também passará a valer para outros parques administrados pela Urbia, como o Horto Florestal, na zona norte da capital paulista, a concessionária não respondeu ao questionamento.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.