São Paulo - região metropolitana

Haddad observa Virada Esportiva coerente com “mudança de cultura”

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Tirolesa no Anhangabaú na Virada Esportiva de 2013  (Andrei Spinassé/Esportividade)

Tirolesa no Anhangabaú na Virada Esportiva de 2013 (Andrei Spinassé/Esportividade)

A Virada Esportiva de 2013 começou na manhã deste sábado, dia 21 de setembro, e o lugar escolhido pela prefeitura para realizar a abertura oficial do evento foi justamente o vale do Anhangabaú, nas proximidades da sede do governo municipal. De tão tranquilo que estava o local, onde foi montada a “Arena Radical”, o prefeito de São Paulo, Fernardo Haddad, pôde caminhar sem problemas às 10h e ver todas as atrações. Logo depois, conversou com a imprensa e disse que esta Virada Esportiva é coerente com os desejos e as necessidades dos moradores da capital paulista.

“A principal característica desta Virada Esportiva é que ela é mais participativa”, disse o prefeito paulistano. “É um convite para a própria pessoa fazer atividade física. É uma demanda da cidade contra o sedentarismo, pela saúde, pela mobilidade. São Paulo ganha um colorido novo com essa questão de transporte público, cicloativismo, pedestre, caminhada, e a Virada Esportiva faz parte dessa mudança de cultura. São Paulo vive um momento novo, e precisamos aproveitá-lo para continuar fomentando boas práticas na cidade.”

Ainda sobre a questão da mobilidade, Haddad observa que não se trata apenas de fazer com que as pessoas cheguem mais rapidamente aos locais e menciona os acidentes automotivos neste Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência: “É também uma questão de saúde pública, porque muitas pessoas são prejudicadas pelo excesso de veículos”. O Dia Mundial sem Carro é justamente este domingo, 22 de setembro.

De 18 e 25 de setembro, a Prefeitura de São Paulo promove a Semana da Mobilidade, juntando a Semana Nacional do Trânsito e esse Dia Mundial sem Carro. A prefeitura informa que, neste domingo (22), o parque do Ibirapuera estará fechado para automóveis das 7h às 17h e que haverá uma restrição de circulação de automóveis na região do edifício Martinelli e do largo São Francisco (clique aqui e veja o mapa).

Nesta sétima edição da Virada Esportiva serão oferecidas mais de duas mil atividades espalhadas em mais de 200 pontos diferentes, como 45 centros esportivos municipais de administração direta, 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs), 12 unidades do Sesc, dez parques, além de 90 praças e CDCs (Clubes da Comunidade).

Um dos principais pontos da Virada Esportiva de 2013 é justamente o vale do Anhangabaú, cuja “Arena Radical” funciona até as 16h de 22 de setembro. Todas as atrações são gratuitas: para participar delas, basta fazer inscrição em uma das tendas de credenciamento e retirar uma pulseira. Quem quiser experimentar a tirolesa tem de retirar outra pulseira, da cor verde, também. Também há no Anhangabaú ringue de boxe, mesas de tênis de mesa, área de arco e flecha, surfe mecânico, full pipe, zombing ball, campo de grama sintética, bungee trampolim, slide, parede de alpinismo, pebolim humano, tobogão, arena jungle, bossaball, giro máster e rapel. Todas essas atrações, com exceção do bossaball, que não funcionará de madrugada, ficarão disponíveis ao público até as 16h deste domingo.

Clique aqui e veja as principais atrações desta Virada.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.