Grátis: pedaladas com empréstimo de bikes ocorrem aos fins de semana em SP

Bike Tour SP: passeios ciclísticos gratuitos e com empréstimo de bikes (Bike Tour SP/Divulgação)
Opções não faltam para quem quer se divertir ou praticar algum exercício físico em São Paulo. A cidade oferece atrações para todos os gostos – e bolsos. Aos sábados e aos domingos, é possível participar gratuitamente de passeios guiados de bicicletas, inclusive com empréstimos das “magrelas” e dos equipamentos de segurança sem nenhum custo.

Passeios guiados gratuitos pela avenida Paulista aos domingos (Bike Tour SP/Divulgação)
O Bike Tour SP estaciona as bikes deles em dois pontos distintos: aos sábados na Vila Madalena, na zona oeste, e aos domingos na avenida Paulista, na região central. Ao todo, 15 bicicletas são disponibilizadas em cada ponto – com os passeios tendo início em cinco horários diferentes (9h, 10h30, 12h, 13h30 e 15h).
Os passeios, que contam com guia e sistema de áudio em português e inglês, também possuem acessibilidade com apresentação em Libras – por meio de tablets acoplados às bicicletas.
A rota de sábado, pela região da Vila Madalena, inclui o Museu A Casa, o Beco do Batman, o Instituto Tomie Ohtake, entre outros locais, e é feita com bicicletas elétricas da Sense Bike. Como alguns dos trechos não se dão em ciclovias, sugere-se familiaridade com esse tipo de transporte para que os participantes desfrutem em sua totalidade da experiência.

Beco do Batman, na Vila Madalena (Daniel Deák/Secom)
Para participar deles, inscreva-se gratuitamente (clique aqui). É necessário doar 2 kg de alimentos não perecíveis quando da retirada da bicicleta. O ponto de encontro é a Lab88 Revestimentos (rua Aspicuelta, 145; Vila Madalena).

Bike Tour SP – passeios gratuitos e guiados em que há empréstimo grátis de bicicletas (Bike Tour SP/Divulgação)
Já a rota de domingo é a da Paulista. Uma das facilidades é que uma das avenidas mais icônicas de São Paulo fica fechada aos domingos para lazer e esporte das 9h às 16h. As bicicletas disponibilizadas para o tour de domingo são convencionais da Btwin.
Há também uma oferta maior de modelos – bikes com ou sem cadeirinhas para passeios com crianças, por exemplo. Além disso, uma vez por mês e em dois horários distintos, acontece o Bike Tour Azul, passeio voltado para pessoas dentro do transtorno do espectro autista (TEA) e seus familiares com opções de triciclos para cadeirantes, bicicletas “aro 24” sem rodinhas e bicicletas infantis. Essa ação acontece em parceria com o Instituto Lumi e é promovida pelo Top Center Shopping.
Para se inscrever no Bike Tour de domingo na Paulista, resgate o cupom de inscrição pelo aplicativo do Top Center Shopping (é também no centro comercial que fica o ponto de encontro do passeio). É necessário doar 2 kg de alimentos não perecíveis quando da retirada da bicicleta.
Pedalar e ainda fazer o bem
As inscrições para os passeios gratuitos do Bike Tour SP são revertidas em doações de 2 kg de alimentos não perecíveis por pessoa. Todos os meses é arrecadada cerca de uma tonelada de alimentos, e os mantimentos são doados à Missão Cena e ao Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes, que apoiam pessoas em situação de vulnerabilidade.
“A ideia do Bike Tour nasceu do desejo de mostrar que a bicicleta vai muito além do lazer: ela é uma ferramenta de transformação cultural e até econômica”, afirma Daniel Moral, CEO e fundador da Eureka Coworking e também idealizador do projeto. “Ver o impacto das doações e a participação ativa da comunidade nos motiva a acreditar que iniciativas como essa podem inspirar outras cidades a repensar sua forma de se mover e de se relacionar.”
Para receber notificações de eventos esportivos assim, inscreva-se em nosso canal no WhatsApp (clique aqui) ou em nosso canal no Telegram (clique aqui); não se esqueça de ativar as notificações; siga-nos também no Instagram (clique aqui).