Grandes incertezas dificultam elaboração de calendário de corridas de São Paulo
Nunca foi tão difícil elaborar o calendário oficial de corridas do segundo semestre da cidade de São Paulo. Não bastasse toda a incerteza gerada pela pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, ainda existem dúvidas sobre as datas das eleições municipais e do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio.
Não existe certeza alguma de quando as corridas poderão ser retomadas na capital paulista. O que se sabe é que a prefeitura só terá permissão estadual para voltar a autorizar eventos quando o município estiver na quinta e última fase do Plano São Paulo.
A autorização se dará mediante o compromisso de seguir o protocolo aprovado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde e pelo prefeito Bruno Covas.
As incertezas a respeito das datas eleitorais e do Enem “embaralham” ainda mais a montagem do calendário. A prova seria aplicada nos dias 1º e 8 de novembro, mas o Inep já anunciou o adiamento – sem ainda divulgar a nova data, porém.
Os turnos ainda estão previstos para 4 e 25 de outubro, mas tramita no Senado Federal uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do adiamento de dois meses da corrida eleitoral.
Quando elabora um calendário, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer “bloqueia” certas datas, como as das eleições, a fim de que os eventos esportivos não atrapalhem a locomoção dos eleitores.
A situação se complica (ainda mais) quando são consideradas as corridas que seriam no primeiro semestre e, por causa da pandemia, tiveram de ser postergadas – algumas delas para o segundo semestre; outras, para 2021.