Governo de SP retira obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre em dezembro
Observação (feita às 10h26 de 2 de dezembro de 2021): governo estadual recua, e uso obrigatório de máscara ao ar livre prossegue em São Paulo.
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta-feira, dia 24 de novembro de 2021, a eliminação da obrigatoriedade da utilização de máscara ao ar livre a partir de 11 de dezembro de 2021, sábado. Desse dia em diante, não vai ser mais exigida sua utilização em parques e em vias públicas, podendo o paulista exercitar-se nesses lugares sem o equipamento de proteção individual.
O governo estadual tomou essa decisão ao analisar os números da cobertura vacinal contra a covid-19: 74,53% da população geral paulista já completou o esquema, e 92,90% dos adultos já tomaram duas doses de CoronaVac, Pfizer ou AstraZeneca ou dose (inicialmente única) da Janssen. A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 21,6% no estado; na região metropolitana de São Paulo, de 27,9%.
A obrigatoriedade de uso de máscara ainda vale para academias de ginástica e outros espaços esportivos cobertos compartilhados. No transporte público, mesmo que a estação seja ao ar livre, a utilização continuará exigida — bem como em ambientes fechados.