Governo de São Paulo libera esporte sem contato físico, mas questão é complexa
Observação (feita às 16h35 de 21 de agosto): modalidades de quadra têm retorno autorizado pelo governo estadual paulista.
Observação (feita às 19h37 de 8 de setembro): Governo de São Paulo libera artes marciais com supervisão de federações.
O Governo do Estado de São Paulo delegou a municípios que estejam na fase Amarela do Plano São Paulo, a terceira, a liberação de treinos e competições de modalidades esportivas, tanto as coletivas como as individuais, sem contato físico direto, mas não está permitida a presença de público. Quem deu a notícia foi Aildo Ferreira, secretário de Esportes, na tarde desta quarta-feira, 29 de julho de 2020. Nunca houve uma proibição efetiva disso por parte do governo estadual, na verdade.
Como corridas de rua, por exemplo, são mais do que simples competições – são eventos e, na maioria das vezes, requerem alvará –, a liberação delas é mais complexa, pois depende também do que diz o Plano SP sobre eventos e das determinações particulares de cada prefeitura. Eventos-teste ficaram mais factíveis, porém.
“As modalidades sem contato já estão autorizadas na fase Amarela, o que aos poucos traz o retorno delas. Mas o impacto é muito grande. Esperamos que a pandemia de covid-19 passe logo e possamos aliviar o sofrimento do setor esportivo”, disse Aildo. Determinações sanitárias vigentes, como higienização constante e proibição de aglomeração, têm de ser cumpridas.
A secretaria diz que modalidades com contato direto, como artes marciais e handebol, precisam contar com protocolo sanitário específico aprovado pelo Centro de Contingência do (Novo) Coronavírus. Mas os times de basquete, devido a um protocolo apresentado pela LNB, poderão retomar os jogos – contanto que cada município esteja na Amarela e os permita.
Até então, apenas havia negociações individuais com representantes de modalidades, como futebol profissional e automobilismo. A novidade é que, agora, a liberação estadual foi geral para aquelas sem contato físico direto.
Leia também:
Evento-teste de corrida é proposto e pode acontecer em agosto em São Paulo
Só agora que dizem que nunca foi proibido, pessoas que tem medo devem ficar em casa,quem não tem faça seu treino solitário, Mas todos devem ter responsabilidade o que pode ou não. Para depois não culpar ninguém.