Ginásio do Ibirapuera volta a ser um grande palco do basquete mundial
O Ibirapuera será reconectado ao basquete em 25 e 27 de setembro, dias dos jogos Bauru x Real Madrid da Copa Intercontinental, espécie de campeonato mundial interclubes. O mais importante ginásio paulistano possui uma ligação fortíssima com essa competição, da qual ele foi sede em 1973, 1979, 1981 e 1984. E também sediou em 1972 a versão entre nações dela, que foi vencida pelos Estados Unidos graças ao melhor saldo de pontos em comparação com o da União Soviética.
- Ingressos à venda:
Copa Intercontinental: como comprar ingressos para Bauru x Real
No ano seguinte, o Esporte Clube Sírio, com Hélio Rubens emprestado a este pelo Franca, derrotou por 81 a 74 o italiano Ignis Varese, que era considerado o melhor time de basquete do mundo, mas foi vice-campeão por causa do saldo de pontos superior da equipe europeia.
A grande gloria do Sírio viria em 1979, no mesmo ginásio do Ibirapuera. “Uma vitória por 100 a 98 sobre o Bosna fez do Sírio campeão mundial e devolveu ao Brasil o antigo respeito”, dizia a “Folha” de 8 de outubro daquele ano. O treinador Claudio Mortari dirigia a equipe de São Paulo, da qual faziam parte Oscar Schmidt – que fez 42 pontos no jogo decisivo –, Marcel de Souza, Dodi, Marquinhos e Larry Williams, norte-americano. A glória foi tamanha que até hoje existe um grande destaque aos integrantes daquela equipe nas instalações do Sírio.
Em 1981, a história não se repetiu. A Copa contou com a participação de dez equipes, e o Sírio não viu a cor da bola contra o Real Madrid, que o superou por 109 a 83 e assim conquistou pela quarta vez a competição internacional. Nem Oscar nem Marcel: o jogador que mais fez pontos pelo Sírio na decisão foi Maury, irmão de Marcel, com 14 pontos.
“Foi uma Copa Intercontinental emblemática”, afirmou o treinador. “A lembrança de que fomos superados por mais de 20 pontos não me dá nenhuma alegria, mas tenho certeza absoluta de que o grande problema dessa final foi o fato de estarmos jogando em casa. Um dia antes jogamos contra o Ferro Carril Oeste, da Argentina, e essa partida não tinha a menor importância, mas a cobrança do público nos fez colocar em quadra a equipe [titular], algumas coisas aconteceram e não estávamos realmente preparados para a final. Queria saber por que quis marcar por zona o Real Madrid…”
Mortari ainda contou uma história sobre aquela edição: “Em 1981, houve a presença de times de nove países. Lembro-me muito bem de que o Sírio era o patrocinador dessa competição. Uma das equipes era o Maccabi Tel Aviv. Naquele momento, o Sírio sofria pressões políticas grandes em consequência da participação dele. Abriu-se uma exceção para o Maccabi Tel Aviv jogar no Ibirapuera no período da tarde, e não à noite, por causa da segurança”.
O Sírio ainda era comandado por Mortari, mas aquela geração de ouro já havia deixado o clube, o qual em 1984 nem sequer conseguiu o vice-campeonato. O campeão foi o italiano Banco di Roma (Virtus Roma). A grande desilusão, porém, foi a derrota da equipe brasileira para o Barcelona por 93 a 90 depois de ter estado à frente no placar por boa parte do tempo.
A Copa Intercontinental voltou à ativa em 2013 e novamente foi disputada no Estado de São Paulo. No ginásio José Corrêa, em Barueri, o Pinheiros foi derrotado duas vezes pelo grego Olympiacos. No ano passado, no Rio de Janeiro, o Flamengo bateu o Maccabi Tel Aviv e tornou-se campeão.
Depois de disputar a Copa Intercontinental, o Bauru, que conta com Alex Garcia e Rafael Hettsheimeir, vai para os Estados Unidos. Lá vai jogar em outro ginásio histórico para o basquete, o Madison Square Garden, onde vai enfrentar o New York Knicks em 7 de outubro. Ainda vai pegar o Washington Wizards na capital norte-americana.
Os ingressos para a Copa Intercontinental começarão a ser vendidos em 1º de setembro, por meio da Ingresso Rápido, e inicialmente estarão disponíveis pacotes que englobam essas duas partidas. Também serão disponibilizadas entradas para cada um dois dias. Na sexta-feira, o jogo começará às 21h; no domingo, ao meio-dia. Bauru é o atual campeão da Liga das Américas e Liga Sul-Americana; Real Madrid, da Euroliga.