São Paulo - região metropolitana
De bem com a vida 24/02/2014

Futebol: caneleiras são eficientes na proteção das pernas? Veja a resposta

Por Dr. Gustavo Arliani

1190886303_5c5d22a515_z

O futebol é a modalidade esportiva mais popular do Brasil e do mundo. O risco de lesões é elevado. Estudos mostraram que um atleta profissional de futebol terá, em média, de uma a duas lesões por temporada, sendo a maioria delas leve com retorno completo ao esporte em até duas semanas.

Mas algumas lesões mais graves estão presentes no futebol, como as fraturas. Elas representam de 2% a 11% de todas as lesões da modalidade, com a maioria dessas fraturas ocorrendo nos membros inferiores (33%). As fraturas da tíbia (perna) são motivo de preocupações entre médicos e jogadores.

Essa importância deve-se ao fato de aproximadamente 10% do total das fraturas de tíbia estarem relacionadas ao futebol. Devido a esses números, a Fifa, no ano de 1990, tornou o uso de caneleiras obrigatório no futebol.

Estudos mostraram que o uso das caneleiras é importante na prevenção das fraturas da tíbia, visto que distribuem as forças aplicadas à perna durante um contato. Esses equipamentos diminuem de 11% a 17% e de 45% a 51% as forças e as tensões, respectivamente, aplicadas à perna durante um impacto.

Esses estudos mostraram que as caneleiras são efetivas na prevenção da maioria dessas lesões e devem ser utilizadas para proteger toda a extensão da perna. As caneleiras podem ser feitas de diversos materiais (plástico, kevlar, plásticas com ar), todas apresentando certo grau de proteção ao atleta.

Você que joga futebol, mesmo que ocasionalmente e não competitivamente, deve usar esses equipamentos para proteger-se e evitar lesões indesejadas durante a prática do esporte.

Bom futebol a todos!

Sobre o Dr. Gustavo Arliani

Doutor Gustavo Arliani é ortopedista especialista em traumatologia formado pela Universidade Federal de São Paulo. É um dos autores do livro “Classificação em Ortopedia e Traumatologia”, juntamente com Doutor Moisés Cohen e Diego Astur. Gustavo é um dos dez mais bem colocados na prova para o título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT. [email protected] / drgustavoarliani.com.br

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.