Fim de semana
05/09/2014
Fim de semana tem Santos jogando em São Paulo, atletismo, basquete…
Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Em um fim de semana em que o programa mais interessante para os santistas da capital será o jogo do Santos no Pacaembu, haverá outras opções esportivas para os torcedores de outras equipes, inclusive de outras modalidades, como atletismo, basquete e MMA. Confira seleção de eventos.
- Você já conhece o parque das Bicicletas, que, mesmo reduzido por causa do canteiro de obras do metrô, ainda é um bom passeio? E a pista de atletismo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, no mesmo complexo? É um bom passeio a se fazer neste fim de semana, pois lá, entre as avenidas Ibirapuera e Indianópolis, acontece o Campeonato Brasileiro sub-23 de atletismo neste sábado, 6 de setembro, e neste domingo, 7. Grande parte dos atletas que representaram o Brasil na Olimpíada da juventude de Nanquim, na China, em agosto, vai estar no evento, que reúne participantes com idade entre 16 e 22 anos a serem completados até 31 de dezembro de 2014. O velocista carioca Aldemir Gomes da Silva Junior, que até mesmo competiu nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, vai participar da competição.
- A quinta-feira foi muito boa para o Mogi das Cruzes/Helbor e muito ruim para o Palmeiras/Meltex. Jogando em casa, o time mogiano derrotou o palmeirense por 82 a 60, se classificou aos playoffs do Paulista-2014 masculino de basquete e tirou o rival da próxima fase. O cestinha do jogo foi o ala/pivô mogiano Tyrone, que até a temporada passada defendia o Palmeiras, com 16 pontos. Os palmeirenses vão necessitar disputar com outras três equipes dois lugares em um quadrangular. As duas mais bem classificadas entrarão no próximo Paulista já na segunda etapa. Antes disso, os palestrinos ainda jogam contra o Lins, também sem chance de classificação, neste sábado; no mesmo dia, o Mogi pega o também já classificado Limeira.
- O Santos manda pela primeira vez um jogo no estádio do Pacaembu neste Campeonato Brasileiro. O adversário do clube do litoral na última rodada do primeiro turno é o Vitória. Mas os santistas não têm boas recordações do Pacaembu neste ano: foi lá que jogaram duas vezes contra o Ituano na final do Paulista e foram derrotados nos pênaltis. A partida contra o Vitória será a primeira de Enderson Moreira, que entrou no lugar de Oswaldo de Oliveira, à frente do Santos. Neste Brasileiro, o Santos ocupa posição intermediária, a 11ª, e está nove pontos distante da zona de classificação para a Libertadores de 2015 e seis à frente da de rebaixamento. O problema santista é que, dos seis mais recentes duelos válidos pelo Brasileiro, só venceu um, o contra o Atlético-PR.
- Uma luta feminina tornou-se a principal do evento comemorativo de 11 anos do Jungle Fight, que acontece neste sábado, dia 6, no ginásio Mauro Pinheiro, no Ibirapuera. O campeão da categoria galo (até 61 kg), Jonas Bilharinho, sofreu uma luxação no tornozelo esquerdo e teve de ser retirado do evento (número 73). Com isso, o duelo contra David Tatá foi cancelado, e a luta entre Maiara Alves e Ericka Almeida, valendo o cinturão feminino da categoria palha (até 52 kg), foi promovida para a principal da noite. A lesão de Bilharinho aconteceu na quinta-feira (31), durante um sessão de treinos no Team Nogueira. Clique aqui e saiba como retirar gratuitamente seu ingresso.
- O São Paulo encerra sua participação no primeiro turno do Brasileiro enfrentando o Sport, uma das surpresas positivas da competição, neste domingo. A fase são-paulina no Brasileiro de 2014 é muito positiva: o clube começa a 19ª rodada só atrás de Cruzeiro e Inter. O problema é que o time mineiro já está nove pontos à frente do paulista. O São Paulo terá, então, três jogos para saber se continuará na luta pelo título ou se disputará apenas uma vaga na Libertadores. Depois de pegar o Sport, vai encarar Botafogo fora de casa e o próprio Cruzeiro no Morumbi. Um empate com o Figueirense em Florianópolis interrompeu uma sequência de vitórias são-paulinas na competição: se tivesse derrotado o time catarinense, teria chegado a cinco triunfos consecutivos no Brasileiro.