Fim de semana
07/11/2014
Fim de semana em SP é mais que de Fórmula 1: é de futebol, rugby e vôlei
Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Em um fim de semana de GP do Brasil de Fórmula 1, cujos ingressos não são baratos, nós listamos, além do evento automobilístico, outros mais acessíveis e igualmente interessantes para você. Confira agora.
- Embora a final do Super 10, o Campeonato Brasileiro de rugby de 2014, seja em São Paulo neste sábado (8), a cidade não terá representante na decisão. O Spac, maior campeão da modalidade, teve muitas dificuldades para passar pela fortíssima defesa do Curitiba: só marcou três pontos por ter sido bem-sucedido na cobrança de um penal; depois disso, não mais pontuou e ainda levou 22. O São José é quem representa o Estado de São Paulo na decisão: dono do melhor ataque, conseguiu impor seu jogo no segundo tempo diante do catarinense Desterro e o derrotou por 22 a 13. São José e Curitiba jogam no Nicolau Alayon, estádio do Nacional, e o público entra lá após doação de 1 kg de alimento não perecível.
- O momento do Sesi, que pega o UFJF neste sábado, não é bom. Embora tenha começado esta Superliga masculina de vôlei com uma vitória por 3 sets a 1 em Montes Claros, foi derrotado nos dois jogos seguintes, contra Voleisul/Paquetá Esportes (3 a 1, na Vila Leopoldina) e Taubaté/Funvic (3 a 0, no interior), o qual já havia o superado na decisão do Paulista de 2014, e está fora do grupo dos oito primeiros colocados. Apesar de ter em seu elenco jogadores como o central Lucão, o ponteiro Lucarelli, o levantador Marcelinho, o ponteiro recém-chegado Mauricio Borges e o líbero Serginho, o time decepciona nesta temporada 2014/2015, por enquanto. O ponteiro Murilo está novamente de licença médica após outra cirurgia no ombro direito, sem relação com a anterior. O Sesi recomenda que o torcedor leve 1 kg de alimento não perecível.
- O jogo Palmeiras x Atlético-MG deste sábado é o último do time alviverde antes da primeira partida oficial no Allianz Parque, prevista para 19 de novembro. A fase palmeirense é de mais calmaria. Já está cinco pontos à frente do primeiro da zona do rebaixamento, o Coritiba, graças ao fato de ter sido derrotado somente uma vez, pelo Santos, nos sete mais recentes jogos. Nesse período, bateu Chapecoense, Botafogo, Grêmio e Bahia e empatou com Cruzeiro e Corinthians. O Atlético-MG, quinto colocado, está em grande momento. Depois de ter feito 4 a 1 no Corinthians e se classificado para as semifinais da Copa do Brasil de 2014, superou o Flamengo pelo mesmo placar, e também de virada, e está na final da competição. Agora encara o rival Cruzeiro em uma final mineira. A primeira partida da decisão vai acontecer no dia 12, quarta-feira.
- Uma nova Fórmula 1, não necessariamente mais empolgante, está em São Paulo para mais um GP do Brasil de Fórmula 1. Mudanças técnicas foram implantadas, e agora existe mais de uma forma de recuperação de energia. O “ronco” dos motores já não é mais o mesmo. A temporada é dominada pela Mercedes, que já obteve o título entre as equipes e sem dúvida é a favorita mais uma vez. Mas a disputa entre pilotos ainda está aberta. É certo que não será definida aqui, pois a vantagem de Lewis Hamilton sobre o companheiro Nico Rosberg está em 24 pontos. Mesmo se o inglês vencer em São Paulo e o alemão sair da cidade zerado, serão 49 pontos de diferença, e 50, o dobro do normal, vão estar em jogo na etapa final, em Abu Dhabi.
- Corinthians x Santos é o clássico paulista da 33ª rodada. Apesar de um empate com o Coritiba, 2 a 2, no dia 1º, em pleno Itaquerão, obtido após gols de Elias e Bruno Henrique, o Corinthians continua na luta por uma classificação à Libertadores de 2014. Começa a rodada com 54 pontos, assim como Fluminense, Atlético-MG e Grêmio. Necessita de uma vitória para superar alguns desses times ou ao menos prosseguir nesse grupo. Já o Santos, com 46 pontos, está distante desse pelotão e nesta rodada poderá dar um adeus definitivo a ele. Não vence desde que superou o Palmeiras por 3 a 1 no Pacaembu. E, na sequência, foi derrotado pelo Fluminense, empatou com Chapecoense, foi batido pelo Inter e tirado da Copa do Brasil pelo Cruzeiro. Se for derrotado agora, ficará 11 pontos atrás do Corinthians, praticamente sem mais pretensões no Brasileiro.