Fim de semana
21/03/2014
Fim de semana com automobilismo, basquete, futebol, skate e vôlei em SP
Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Este será um fim de semana esportivo bastante eclético e especial na região metropolitana de São Paulo. Além de serem de modalidades bem distintas (como automobilismo, basquete, futebol, skate e vôlei), os eventos estão geograficamente bem distribuídos: abaixo, veja opções em Mogi das Cruzes, Osasco, São Bernardo do Campo e São Paulo.
- O Parque da Juventude Città di Marostica sedia a quarta edição do Super Street feminino de skate neste sábado, 22, a partir das 9h. Reúne atletas iniciantes e amadoras. O evento, organizado pela Associação Feminina de Skate, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo, faz parte da programação do Mês da Mulher na cidade. A competição envolve duas categorias: feminino 1, que é a das praticantes amadoras, e feminino 2, para iniciantes. Trata-se de um evento seletivo para o Brasileiro de street amador. Nas eliminatórias, cada skatista dará duas volta de 1 min cada uma. Classificam-se as dez melhores de cada categoria, que fazem jam session ordenada: cada uma das duas baterias de cada categoria terá cinco skatistas e durará dez minutos O Super Street Feminino reúne 40 competidoras por etapa.
- A partida Mogi das Cruzes x Macaé Basquete, que será disputada às 19h deste sábado, é fundamental para ambas as equipes. Estão na tentativa de ficar entre os 12 primeiros colocados da primeira fase da temporada 2013/2014 do NBB: estão empatadas em 12º lugar e em disputa por uma vaga. Os 12 mais bem colocados da fase classificatória avançarão aos playoffs, sendo que os quatro primeiros irão diretamente às quartas de final e os outros oito disputarão as oitavas de final. A fase do Mogi das Cruzes é muito ruim: sofreu quatro derrotas seguidas (para Minas, São José, Bauru e Limeira) e perdeu posições em um momento decisivo. O Macaé e o Mogi têm 37,9% de aproveitamento (40 pontos; com 11 vitórias e 18 derrotas). O perdedor desse duelo ficará em 13º, posição que não leva aos playoffs, e não dependerá mais apenas de si nas duas últimas rodadas, ao contrário do vencedor.
- No mesmo lugar em que uma temporada terminou – e com título de Ricardo Maurício –, uma nova começa às 10h30 deste domingo. A Stock Car faz em Interlagos sua primeira etapa de 2014. E essa será uma prova diferente: mais longa (50 minutos) e com a dupla formada pelo piloto que correrá toda a temporada e um convidado. Eles terão de trocar de lugar durante a disputa – a corrida terá parada para reabastecimento e troca de pneus. Entre as duplas de maior destaque estão Antonio Pizzonia/Bruno Senna, Átila Abreu/Nelsinho Piquet, Rubens Barrichello/Augusto Farfus e Thiago Camilo/Lucas di Grassi. Haverá a participação de estrangeiros. Estes são alguns exemplos: o português Álvaro Parente fará dupla com Denis Navarro; o australiano Mark Winterbottom, com Sérgio Jimenez; o holandês Jeroen Bleekemolen, com Valdeno Brito. Bia Figueiredo vai estrear na categoria e será parceira de Duda Pamplona. Os ingressos custam a partir de R$ 26.
- Um dos confrontos mais esperados das quartas de final da Superliga feminina de vôlei 2013/2014 acontece neste domingo a partir das 11h. O Sesi, quarto colocado na primeira fase, enfrenta o Praia Clube, o quinto, no ginásio da Vila Leopoldina. A fase do Sesi é das melhores: só sofreu uma derrota no returno, justamente para o Molico/Osasco. Foi contra a equipe osasquense a principal vitória do Sesi neste ano, a que lhe deu o título sul-americano. O time, que tem Bia, Dani Lins, Dayse, Fabiana, Ivna, Suelen e Suelle, já promoveu o retorno de Mari Cassemiro e de Pri Daroit, anteriormente lesionadas. Desfalcado da cubana Herrera, o Praia Clube, de Uberlândia, ainda conta com atletas como as irmãs gêmeas Michelle e Monique, além de Mayhara e Mari. É necessário levar 1 kg de alimento não perecível para o torcedor entrar no ginásio.
- Neste domingo, às 16h, o Osasco Audax encerra sua participação na primeira fase do Campeonato Paulista de 2014, o seu primeiro na divisão principal, enfrentando o Linense no estádio Rochdale. Se o Audax vencer o Linense e o Penapolense derrotar o Ituano, será o ex-time do Grupo Pão de Açúcar o classificado para as quartas de final, pois ficaria com 26 pontos e na vice-liderança do Grupo B. O Ituano, que joga em casa nessa última rodada, aparece com 25 pontos atualmente. Já o Linense luta contra o rebaixamento e, se for derrotado, precisará torcer contra Atlético de Sorocaba, Comercial e Oeste, os três com 11 pontos. A equipe de Lins tem 13. A diretoria do Osasco Audax promove uma promoção: a entrada será franca. Na realidade o ingresso será pago pela diretoria e seus apoiadores, mas com número limitado de 10.000 torcedores. Basta o torcedor chegar cedo e pegar a fila para ter acesso ao estádio.