Filme “São Silvestre” apresenta prova sob a perspectiva do participante
Um dos filmes da 37ª Mostra Internacional de cinema de São Paulo, que acontece de 18 a 31 de outubro de 2013, é “São Silvestre”, da diretora Lina Chamie. Nesse longa-metragem de 80 minutos, há a busca de se reproduzir na tela a sensação do corredor na tradicional prova e de se construir de maneira sensorial o corpo a corpo entre homem e cidade.
- O Esportividade assistiu ao filme e conta como é:
Filme “São Silvestre” retrata uma SP fascinante com tradicional prova
O ponto de vista do participante, que é Fernando Alves Pinto, é registrado durante todo o trajeto. A cidade e seus pontos históricos servem como cenário para a jornada de superação do atleta: são registradas a sensação, a passada, a respiração e a audição do corredor. Por ser uma prova realizada anualmente em 31 de dezembro, o Ano Novo faz parte do contexto do filme.
Na 37ª Mostra Internacional de cinema de São Paulo, será a primeira vez que “São Silvestre” será exibido publicamente. A estreia fora do festival está prevista para dezembro.
A cineasta Lina Chamie, que trabalhou durante mais de dez anos no departamento de cinema da New York University, não é uma novata em esporte. Ela é responsável pela direção de “Santos 100 Anos de Futebol Arte”, filme oficial sobre o centenário do time santista.
“São Silvestre”, que é apresentado por BossaNovaFilms e Girafa Filmes, tem exibição prevista para o vão livre do Masp. Saiba mais no site da mostra.
Leia também:
Estão abertas as inscrições para a São Silvestre 2013, a 89ª da história