FIA Fórmula E confirma a segunda edição, a de 2024, do São Paulo e-Prix

Reta principal da Fórmula E no sambódromo do Anhembi (Simon Galloway/Fórmula E)
O São Paulo e-Prix faz parte do calendário da décima temporada da FIA Fórmula E, a de 2024. A segunda edição do evento está prevista para 16 de março de 2024, sábado, em que se realizarão a sessão classificatória e a corrida. Os ingressos ainda não começaram a ser vendidos.

Vista panorâmica do sambódromo antes da largada da Fórmula E no Anhembi (Sam Bagnall/F-E)
Assim como em 2023, o circuito do Anhembi, na zona norte da capital paulista, sediará a prova da categoria de monopostos elétricos em 2024. Ao mesmo tempo que existe a vantagem de o sambódromo ser uma estrutura permanente, o que barateia o evento para a organização, há uma desvantagem para o público: poucos são os pontos de sombra e, diferentemente do autódromo de Interlagos, a visão de pista é limitada.

Primeira sequência de curvas do circuito do Anhembi (LAT/Formula E)
De qualquer forma, valerá a pena acompanhar de perto a sexta etapa da temporada 2024 da categoria de carros elétricos de terceira geração, uma vez que a Fórmula E permite que o público envolva-se mais no evento. Além disso, as peculiaridades técnicas e esportivas da F-E, com “modo ataque” (passagem por zona em que se libera potência extra) e gestão de energia, por exemplo, deixam a prova agitada quando menos se espera.
O presidente da São Paulo Turismo, Gustavo Pires, já anunciou a volta das 6 Horas de São Paulo do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), prova marcada para 14 de julho de 2024, e disse que há negociações para a Indy retornar à cidade também em 2024. A categoria norte-americana correu aqui de 2010 a 2013, inaugurando o circuito do Anhembi, mas em uma versão maior que a da Fórmula E, englobando a pista local da marginal do rio Tietê.
Saiba como foi o São Paulo eP de 2023:
Filas geram críticas ao São Paulo e-Prix de 2023, 1ª prova da Fórmula E no Brasil