F-1 pega Interlagos ‘frankenstein’ em 2015; veja o que foi e o que será feito
No autódromo de Interlagos, o novo e o antigo conviverão durante o GP do Brasil de Fórmula 1 de 2015, que será realizado justamente entre a segunda e a terceira fases da reforma atual. Os participantes da mais importante categoria do automobilismo presenciarão nos dias 13, 14 e 15 de novembro uma mudança em andamento da parte mais crítica do circuito paulistano, a dos boxes, que continuarão no mesmo lugar, mas serão maiores em 2016. Em 2015, a área de trabalho nos bastidores já está mais espaçosa.
- GP do Brasil-2015:
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As equipes da Fórmula 1 vão notar na próxima semana que as obras estão incompletas. Mesmo o edifício de apoio, no qual elas vão montar as salas de reunião e cozinhas, por exemplo, somente será concluído em 2016 (restam cerca de 20%). A parte superior carece de acabamento.
No entanto, é inegável que as equipes terão mais espaço para trabalhar já durante o Grande Prêmio do Brasil de 2015. O corredor entre boxes e salas está mais largo, com dez metros, e o edifício de apoio é contínuo ao longo do paddock, diferentemente de antigamente, quando havia interrupções. E, segundo a SPObras, a construção térrea possui 4 mil metros quadrados e é marcada pela possibilidade de personalização, já que foram usadas “paredes secas” como divisórias.
Quem observa o paddock a partir do piso superior do edifício de apoio já consegue imaginar como ficará quando o corredor logo abaixo for coberto.
Mas é o centro operacional o lugar do autódromo que já dá mais pistas sobre como ficará o autódromo ao fim da reforma. Com 3,5 mil metros quadrados, possui seis pavimentos assim distribuídos: térreo, onde existem quatro novos boxes, destinados às instalações técnicas das competições; dois superiores que podem ser usados tanto pelas próprias categorias automobilísticas como por convidados; três inferiores para estruturas administrativas das entidades esportivas, áreas operacionais dos eventos e aparelhamento de entrega de energia, telefonia e dados.
Os quatro novos boxes, onde, por exemplo, será montado parque fechado da Fórmula 1, já são uma prévia de como os restantes vão ficar. O pé-direito é maior (3,86 metros), e as paredes fixas são inexistentes. Quando tudo ficar pronto, será possível escolher como usar as garagens. Exemplo: o Porsche GT3 Cup Challenge, que trabalha com equipe única, poderá eliminar quaisquer divisões entre elas.
As salas do centro operacional, o qual foi construído no lugar do heliponto, também contam com parede de vidro, seguindo o estilo do edifício de apoio. Profissionais de imprensa terão novo lugar para ficar em 2016: o antigo centro administrativo será reformado e transformado em “media centre”.
Existe um buraco entre os boxes atuais e o centro operacional. Ali será construído em 2016 mais um módulo, sobre o qual será criado o pódio. Uma parte da estrutura das garagens existentes, a dos pilares, será reaproveitada. Elas foram construídas para o GP do Brasil-1990.
As obras serão retomadas em janeiro de 2016, e a previsão atual é que terminem em julho. Na verdade, a ideia inicial era que tudo fosse feito para este ano, mas, de acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Garibe, qualquer problema poderia colocar em risco a realização do GP de 2015, uma vez que os boxes são vitais para que haja o evento e, se não estivessem concluídos, impediriam seu acontecimento.
A SPTuris, que administra o autódromo, vai liberar datas para que o automobilismo local não fique parado durante a última fase das obras, também executadas pela Equipav. Mas terá de usar tendas enquanto os boxes auxiliares não são construídos na região da Curva do Sol.
Foi o Ministério do Turismo que liberou dinheiro para essas obras. O governo federal anunciou em julho de 2013 que o PAC do Turismo destinaria R$ 160,8 milhões para reformar o autódromo; R$ 60 milhões para reformas e melhorias do Parque Anhembi e R$ 40 milhões para a construção do projeto Fábricas de Sonhos (Cidade do Samba).
A reforma de Interlagos foi dividida em três fases: R$ 37 milhões (R$ 26,2 do PAC) para principalmente mudanças na pista; R$ 40 milhões (100% PAC) para obras na área dos boxes, inclusive a implantação de galeria técnica, e conclusão de medidas tomadas para facilitar acessibilidade; R$ 67 milhões (100% PAC) para o que será feito em 2016.
Em 5 de novembro de 2014 o Esportividade antecipou:
Interlagos: veja como devem ficar novos boxes e paddock após reforma