São Paulo - região metropolitana
Ciclismo 09/07/2015

Prova Ciclística 9 de Julho 2015

Pelotão em Interlagos (Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação)

Pelotão em Interlagos (Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação)

Uma das mais tradicionais disputas do ciclismo nacional, a Prova Ciclística 9 de Julho, está de volta às ruas da cidade de São Paulo (SP). A 69ª edição foi confirmada para o dia 9 de julho, sendo parte da comemoração do aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. A prova vai passar por algumas das principais vias da capital paulista, tendo largada e chegada na avenida Lineu de Paula Machado, em frente ao Jockey Club de São Paulo.

O evento terá 700 ciclistas, sendo 600 deles homens e 100 mulheres, e será aberto somente para os que tiverem habilidade em competições reconhecida pela Federação Paulista de Ciclismo e pela Confederação Brasileira de Ciclismo.

Percurso da 69ª Prova Ciclística 9 de Julho

Percurso da 69ª Prova Ciclística 9 de Julho

A largada será às 7h45, e os participantes terão pela frente um circuito de 28,3 quilômetros bastante técnico e competitivo. Categoria elite masculina completará duas voltas, ficando os demais competidores com apena uma volta a ser cumprida. O percurso é conhecido, pois é utilizado também na Maratona Internacional de São Paulo, passando por Cidade Universitária, ponte Cidade Jardim, avenida Juscelino Kubitschek, avenida República do Líbano, avenida Pedro Álvares Cabral, entre outras vias.

Criada pelo jornalista Cásper Líbero e com primeira edição realizada em 1933, a prova é uma homenagem ao início da Revolução Constitucionalista de 1932.

“O evento se tornou um marco na modalidade, sendo objeto de desejo dos atletas e clubes. Ao longo dos anos, os principais nomes do país e destaques do exterior prestigiaram o evento, colocando-o em um lugar de destaque nos cenários nacional e internacional. Sua mais recente edição foi em 2011, no autódromo de Interlagos, mas agora ela volta para recuperar o espaço onde surgiu: ruas e avenidas paulistanas”, diz a assessoria de imprensa da corrida.

Em 2011, a equipe Funvic/Marcondes César, de Pindamonhangaba, São Paulo, dominou a prova da elite e faturou o topo do pódio no masculino e no feminino. Na prova masculina, Roberto Pinheiro da Silva (Funvic/Marcondes César/Pindamonhangaba) impôs ritmo forte e no sprint faturou a vitória, completando as 16 voltas em 1h34min27s.

Confirmados

Entre as equipes já inscritas estão forças do ciclismo brasileiro como Clube Dataro de Ciclismo, Equipe UFF de Ciclismo, Green/Piracicaba, Associação Radical Sports Club, Carrefour Funvic Soul Cycling Team, Equipe de Ciclismo de Taubaté, São Francisco Saúde/Ribeirão Preto, ACC/ SEL-Cordeirópolis, Associação Jundiaí de Esportes, Associação Atl. Desportiva, ADF Guarulhos, AD Indaiatuba, Clube Maringaense de Cicl., Team Osasco, Memorial/Santos, Clube Fernandes de Ciclismo e Velo/Seme.

A edição deste ano contará com campeões em edições passadas. São eles o argentino Francisco Chamorro, que foi campeão em 2010, o cubano Michel Fernández, vencedor em 2008, as brasileiras Camila Coelho, ganhadora em 2008, Luciene Ferreira, primeira em 2007, e Janildes Fernandes, que já foi tricampeã do evento.

Detalhes do evento

Evento: Prova Ciclística 9 de Julho 2015

Modalidade: ciclismo

Data: 09/07/2015 às 07h45 (quinta-feira)

Local: Jockey Club (largada e chegada)

Endereço: Avenida Lineu de Paula Machado, 1263; Jardim Everest

Localidade: São Paulo - Zona Oeste, São Paulo - Zona Sul

CEP: 05601-001

Evento para: assistir no local

Valor(es): gratuito

Mais informações: http://fpciclismo.org.br

Mapa/Como chegar ao local

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.