GP do Brasil de Fórmula 1
A Fórmula 1 volta ao Brasil para, em 9 de novembro, realizar sua penúltima etapa de 2014; a última será em Abu Dhabi duas semanas depois. Em 2013, a corrida brasileira encerrou a temporada em que Sebastian Vettel tornou-se tetracampeão. Foi o próprio alemão o vencedor da prova em Interlagos, o que representou sua nona vitória consecutiva.
Mas, para este ano, houve grandes mudanças do regulamento técnico: os motores, por exemplo, passaram a ser V6 turbo de 1,6 litro, que atingem no máximo 15 mil rpm. Há um sistema de reaproveitamento da energia que seria desperdiçada que se integra ao modo convencional de propulsão. A potência dos antigos V8 era superior a 750 hp, e os motores de agora produzem cerca de 600 hp. Potência adicional vem dos ERS.
O Kers (Sistema de Recuperação de Energia Cinética) usado até o ano passado deu lugar aos ERS (Sistemas de Recuperação de Energia). Uma unidade converte a energia cinética gerada nas frenagens em eletricidade, armazenada em baterias. A outra é conectada ao turbo e converte a energia térmica dos gases expelidos em energia elétrica. Diferentemente do Kers que era anteriormente utilizado, o qual dava aos pilotos 80 hp a mais por cerca de seis segundos por volta, os ERS dão ao competidor aproximadamente 160 hp por cerca de 33 segundos por volta.
Algumas outras mudanças para 2014: as caixas de câmbio agora têm oito marchas; os pilotos têm de completar as corridas usando no máximo 100 kg de combustível; o peso mínimo do conjunto passou de 642 kg para 691 kg; o escapamento precisa ser único e angulado para cima a fim de que não seja usado para efeitos aerodinâmicos.
Campeonato
A temporada é dominada pela Mercedes, que já conquistou o título entre as equipes e sem dúvida é a favorita mais uma vez. Mas a disputa entre pilotos ainda está aberta. É certo que não será definida em Interlagos, uma vez que a vantagem de Lewis Hamilton sobre Nico Rosberg está em 24 pontos. Mesmo se o inglês vencer em São Paulo e o alemão sair da cidade zerado, serão 49 pontos de diferença, e 50, o dobro do normal, estarão em jogo na etapa final, em Abu Dhabi.
O único piloto brasileiro nesta temporada, Felipe Massa, da Williams, está muito perto de terminar o campeonato atrás do companheiro Valtteri Bottas, finlandês quarto colocado neste momento. Setenta e dois pontos os separam. A equipe inglesa luta pela terceira posição entre os construtores com a Ferrari, a quarta.
Hamilton é o que mais vezes já venceu nesta temporada, dez. Rosberg obteve quatro vitórias. O surpreendente australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, é o único piloto que não defende a Mercedes com vitórias em 2014: três.
No GP anterior, disputado em Austin, nos EUA, foi deflagrada a crise financeira pela qual equipes passam. Caterham e Marussia não disputaram a prova, e o grid teve apenas 18 carros. Essa situação vai se repetir em SP.
Programação
Sexta-feira, 7 de novembro
10h – 11h30: treino livre Fórmula 1
12h- 12h35: treino livre Porsche Cup
14h – 15h30: treino livre Fórmula 1
15h55 – 16h30: treino livre Porsche Challenge
Sábado, 8 de novembro
11h – 12h: treino livre Fórmula 1
12h15 – 13h05: VIP Charity Drive
14h – 15h: sessão de classificação Fórmula 1
15h30 – 16h05: sessão de classificação Porsche Cup
16h35 – 17h10: sessão de classificação Porsche Challenge
Domingo, 9 de novembro
9h – 9h10: desfile de carros de serviço
9h15 – 9h50: Porsche Challenge
10h15 – 10h50: Porsche Cup
11h10 – 12h10: VIP Charity Drive
12h30: desfile de pilotos Fórmula 1
13h30: formação do grid de largada Fórmula 1
13h45: fechamento saída de box -Fórmula 1
14h: Fórmula 1 Grande Prêmio Petrobras do Brasil 2014, 71 voltas
Atenção: toda a programação está sujeita a modificações sem aviso prévio; abertura dos portões às 7h.
Detalhes do evento
Evento: GP do Brasil de Fórmula 1
Modalidade: automobilismo
Data: 09/11/2014 às 14h00 (domingo)
Local: Autódromo de Interlagos
Endereço: Avenida Senador Teotônio Vilela, 261; Cidade Dutra
Localidade: São Paulo - Zona Sul
CEP: 04801-010
Evento para: assistir no local
Valor(es): de R$ 525 a R$ 11.600
Mais informações: http://www.gpbrasil.com.br
Informações sobre ingressos
A venda de ingressos para o público em geral é realizada desde 12 de maio. O parcelamento para os clientes com Ourocard é de até dez vezes sem juros, e os demais cartões ficam limitados a oito vezes sem juros. A quantidade de parcelas será reduzida gradativamente até o encerramento das vendas.
Serão permitidas compras de até cinco ingressos por CPF para todos os setores. Para adquirir os ingressos, os clientes precisam acessar o gpbrasil.com.br e preencher o cadastro correspondente, informando também número do cartão.
O GP do Brasil é a penúltima etapa da temporada 2014 da Fórmula 1, que se encerrará em Abu Dhabi em prova que valerá o dobro de pontos.
Setores e valores*
Setor G: R$ 525 (meia-entrada R$ 262,50)
Setor A: R$ 695 (meia-entrada R$ 347,50)
Setor F (coberto): R$ 1.350 (meia-entrada R$ 675) | esgotado
Setor M (coberto): R$ 1.450 (meia-entrada R$ R$ 725)
Setor V** (coberto): R$ 1.990
Setor D (coberto): R$ 2.260 (meia-entrada R$ 1.130) | esgotado
Setor B** (coberto): R$ 2.630 | esgotado
Setor E** (coberto): R$ 2.720
Orange Tree Club (VIP, coberto): R$ 3.780
Speed Lounge (VIP, coberto): R$ 6.950
Premium Paddock Club – Star Lounge (VIP, coberto): R$ 11.600
* Todos os ingressos válidos para os três dias
** Alimentação inclusa
Nas bilheterias (a partir de 25 de outubro)
As bilheterias estarão abertas diariamente (inclusive em domingos e feriados) das 9h às 17h. Nos dias 7 e 8 de novembro, sexta-feira e sábado de treinos da Fórmula 1, as bilheterias funcionarão das 7h às 17h; em 9 de novembro, dia da corrida, das 7h às 12h. As compras poderão ser efetuadas em dinheiro, cartão de débito ou por meio dos cartões de crédito MasterCard e Visa, em até três vezes, ou do cartão Ourocard (bandeiras MasterCard, Visa, Elo e Amex), em até cinco vezes.
Mapa/Como chegar ao local
De trem: desembarque na estação Autódromo (caminhada de aproximadamente 1,7 km até o portão principal, o 7)
Ir ao autódromo de Interlagos com carro próprio no fim de semana do GP do Brasil de Fórmula 1 não é o mais recomendado. Além de o motorista enfrentar diversas alterações viárias na região do circuito, corre o risco de tomar multa e fica sujeito à ação de flanelinhas. É melhor o espectador utilizar o transporte público ou táxis.
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