Etapa Santana do Circuito Popular entra no clima dos Jogos Olímpicos de Paris-24
Fotos: clique aqui e encontre as suas; mais fotos do evento: clique aqui.
Resultados: clique aqui e veja o seu; classificação geral: clique aqui.
O Circuito Popular de corrida de rua teve realizada mais uma etapa, desta vez no Pama, no Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, no domingo, dia 4 de agosto de 2024, fazendo com que os atletas amadores daqui entrassem no “clima verde e amarelo” da Olimpíada que acontece lá em Paris, na França. Para começar, a escolha inédita da camiseta que remete às principais cores da nossa bandeira brasileira.
Assista ao vídeo curto da etapa de Santana do CP:
Ver essa foto no Instagram
Quem participou da prova de 5 km no fim de semana correu parte do percurso – assim como a largada e a chegada – no Pama (Parque Material Aeronáutico de São Paulo), no Campo de Marte, aeroporto cujo nome é o mesmo da área verde de Paris onde têm ocorrido as disputas de judô e vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de 2024, aos “pés” da torre Eiffel.
Na sequência, os atletas encontraram um percurso praticamente plano e saíram, inclusive, para a avenida Santos Dumont. Coincidência ou não, o nome dado à via é uma homenagem ao principal aviador brasileiro, considerado um dos inventores do avião, que realizou seu primeiro voo com o 14-Bis justamente em Paris, capital francesa, em 1906.
Ao seguir pela avenida Braz Leme, era possível ver os primeiros colocados, aquele que subiriam ao pódio, retornando ao Pama para completar os últimos quilômetros. Em um dia quente para o inverno no país, ao percorrerem a área interna do parque, os corredores foram agraciados com um trecho arborizado e um clima mais ameno.
Já na parte final, era possível ver a linha de chegada e um dos aviões da Força Aérea Brasileira em exposição. Além disso, a torcida – tão importante para os nossos atletas lá em Paris que lutam por uma medalha olímpica – se fazia presente aqui também. Eram atletas que já tinham terminado a prova – além dos demais participantes que corriam para completar os 5 km.
Em um dia em que as pernas pareciam mais cansadas que o habitual, encontrei nos metros finais a força que faltava. Manoel, que já participou de mais de 40 edições da São Silvestre e ostentava no pescoço a medalha da de 2018 da prova mais tradicional do país, segurou na minha mão e, juntos, corremos para cruzar a linha de chegada.
E os nossos atletas daqui também subiram ao pódio. A todos os participantes, a medalha para eternizar aquele momento histórico, seja pela conquista de um RP (recorde pessoal), seja pela estreia na corrida de rua, seja pela vontade de superar-se. E aos cinco primeiros colocados – PCDs e não PCDs –, um troféu para cada um.
Após a 17ª etapa, o CP terá uma pausa de quatro fins de semana. A próxima já será a de Pirituba, no City América, no dia 8 de setembro de 2024. O Circuito Popular ainda passará por Ceret (14/09), Itaquera (29/09) e parque Vila do Rodeio (13/10) e terá temporada encerrada no centro histórico (20/10). As inscrições são gratuitas e se abrem alguns dias antes de cada etapa.
Serviço especial (apenas no WhatsApp e no Telegram)
O Esportividade tem canais nos aplicativos WhatsApp (clique aqui) e Telegram (clique aqui) em que dá informações a respeito de eventos de corrida recém-lançados, especialmente os com inscrições gratuitas ou baratas. Inscreva-se de graça nele para ser avisado das aberturas de inscrições do Circuito Popular.