São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 16/09/2024

Etapa noturna do CP no Ceret é inédita e traz a torcida como elemento extra

Por Renata Sá, repórter do Esportividade

Família, amigos e frequentadores do centro esportivo acompanham a etapa noturna do CP no Ceret (Fenats/Divulgação)

Fotos: clique aqui e encontre as suas; mais fotos do evento: clique aqui.

Resultados: clique aqui e veja o seu; classificação geral: clique aqui.

Mais uma vez, o Circuito Popular de corrida de rua inovou e colocou no calendário uma prova noturna e gratuita. A primeira edição realizada à noite aconteceu no Ceret, na zona leste de São Paulo, em 14 de setembro de 2024, sábado. Houve mudanças no percurso em relação ao da etapa anterior do Circuito Popular no centro esportivo, realizada em dezembro de 2023, e os atletas participantes viram também outro elemento: a presença da torcida.

Dupla participa fantasiada de bateria infantil do Circuito Popular no Ceret (Fenats/Divulgação)

Eram parentes e amigos, bem como frequentadores do centro esportivo, que viram naquela ocasião, quando um “mar de gente” passou pelo percurso de 5 km, a oportunidade de torcer e vibrar pelos atletas inscritos na prova gratuita. O mesmo deu-se nas baterias infantis, já que o público permaneceu na “arena” após a prova adulta e acompanhou a disputa dos atletas mirins.

Atleta corre no percurso trecho inédito da prova de 5 km da etapa Ceret do Circuito Popular (Esportividade)

Em um dos trechos de uma subida moderada, um grupo de torcedores tornou a experiência do corredor mais leve e divertida. Ao avistarem os atletas, miravam um e gritavam em uníssono a cor da camiseta dele. “É o amarelo, é o amarelo…”, dizia o grupo repetidas vezes. Em seguida, miravam outra cor, e começavam tudo novamente.

Assista ao vídeo curto da etapa noturna do Ceret:

Crianças que brincavam por lá também acompanharam a prova, aproveitando para esticar o braço e tocar nas mãos dos atletas. Já outros frequentadores observavam com olhares curiosos a presença dos corredores. Essas interações só reforçam o quanto a torcida faz a diferença nos eventos esportivos participativos; ela é capaz de oferecer o apoio extra para que os atletas cruzem a linha de chegada.

Espectadores incentivam corredores antes da última curva da São Silvestre em 2023 (Esportividade)

Bastante comum fora do país, como nas maratonas internacionais, o público vai às ruas e oferece o apoio aos corredores. São cartazes, buzinas, bandeiras – além de uma interação constante em diversos pontos da corrida. Em alguns casos, a torcida está presente em praticamente todo o percurso. No Brasil, também é possível correr em provas que contam com torcida, deixando toda a experiência ainda mais significativa. Uma das mais icônicas é a Corrida de São Silvestre; outra que sem dúvida “entrou no mapa” foi a etapa do Circuito Popular do fim de semana passado.

Atleta PCD Jéssica corre com o guia David da ONG Achilles Brazil (Fenats/Divulgação)

Os atletas que participam das provas do Circuito Popular, além de ganharem sacochila, camiseta, número de peito e medalha finisher, ainda podem disputar uma das cinco colocações (masculinas e femininas) do pódio e levar para casa um troféu exclusivo. O mesmo vale para os atletas PCDs, que, a cada etapa, têm se destacado no evento. Na noite de sábado (14), a atleta PCD Jéssica Belém Paixão e o guia dela, David Carvalho Melo, correram na prova de 5 km e conquistaram o lugar mais alto do pódio.

Participantes da etapa noturna do Circuito Popular no Ceret (Fenats/Divulgação)

A atleta, que tem baixa visão, participa das provas com guia. “A corrida de rua entrou na minha vida para vencer os obstáculos da deficiência”, diz Jéssica. Após os primeiros sintomas e diagnosticada há três anos, ela conta que uma amiga da reabilitação falou sobre um grupo de pessoas que corria com guias no parque do Ibirapuera, em São Paulo. Foi assim que ela conheceu a Achilles Brazil, ONG que procura transformar a vida de pessoas com deficiência por meio da inclusão no esporte. “A corrida para mim foi um recomeço”, pontua.

David, que atua como guia voluntário na ONG desde 2011, diz que a proposta da iniciativa é também a da conexão com as pessoas e, por causa disso, ocorre um revezamento de voluntários para participar dos eventos com os atletas PCDs. A dupla Jéssica e David já participou de várias provas, como os 21,097 km da Maratona do Rio de 2024.

Equipe do Esportividade participa da etapa noturna do CP no Ceret (Esportividade)

A Fenats, entidade organizadora do Circuito Popular, vai realizar uma nova dobradinha, com duas corridas no mesmo fim de semana, em setembro: prova de 5 km na etapa do parque do Carmo no sábado, dia 28 de setembro de 2024, e prova de 21,097 km na etapa de Itaquera no domingo, dia 29 de setembro de 2024. As inscrições gratuitas serão abertas alguns dias antes das etapas.

Leia mais:
Atletas PCDs também sobem ao pódio nas provas gratuitas do Circuito Popular de corrida de rua

Serviço especial (apenas no WhatsApp e no Telegram)

O Esportividade tem canais nos aplicativos WhatsApp (clique aqui) e Telegram (clique aqui) em que dá informações a respeito de eventos de corrida recém-lançados, especialmente os com inscrições gratuitas ou baratas. Inscreva-se de graça em um deles para ser avisado das aberturas de inscrições do Circuito Popular.

Comentários


  • denis titato disse:

    Infelizmente muitos fazem inscrição e não vão, só querem a camiseta, deveria punir esses cpfs e deixar um ano sem inscrição, deveria dar a camiseta junto com a medalha.

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.