São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 07/08/2025

Etapa Interlagos do Circuito Sesc de Corridas é prova desafiadora e divertida

Por Renata Sá, editora do Esportividade

Etapa do Sesc Interlagos do Circuito Sesc de Corridas de 2025 (Esportividade)

É natural do ser humano procurar se desafiar – bem como superar esses desafios – em qualquer área da vida. Quanto a um corredor, por exemplo, percorrer distâncias cada vez maiores e diminuir o pace (tempo que se leva para correr 1 km) também são desafios a ser conquistados. Mas não são os únicos.

Veja vídeo da etapa rústica Sesc Interlagos do Circuito Sesc de Corridas:

Um atleta iniciante que consegue, mesmo caminhando, participar de uma corrida também se superou, não é mesmo? E aquele que, fazendo uso de uma cadeira de rodas, participou de uma prova com diferentes tipos de pavimentos, com subidas e descidas?

O que todos eles tiverem em comum foi a presença em uma das etapas mais tradicionais do calendário de São Paulo, a de Interlagos, do Circuito Sesc de Corridas.

Percurso de 6 km com variação de piso na etapa Sesc Interlagos (Esportividade)

Na prova de 6 km, que aconteceu na manhã de 3 de agosto de 2025, domingo, os atletas participaram de um percurso desafiador, nas dependências do Sesc Interlagos, na zona sul da capital paulista. Com trechos em paralelepípedo, asfalto e terra, a Corrida Rústica apresentou um elemento a mais: a diversão.

Atração do espetáculo aéreo de velocidade vertical na “arena” da prova (Esportividade)

A sensação, desde a chegada à “arena” do evento, era a de que se tratava de uma prova diferente. As atrações pré-prova, como o espetáculo aéreo de velocidade vertical, em que os artistas, presos a cordas, dançavam no ar, trouxe uma descontração para aquele momento mais tenso antes da largada.

Repórter “Clóvis” (Leandro Calado) e seu cinegrafista “Pjô” antes da largada (Esportividade)

O aquecimento, realizado pela equipe de educadores do Sesc, foi outro ponto positivo, já que a atividade mais pareceu com uma aula rítmica divertida que também tinha funcional.

A participação do repórter “Clóvis” (Leandro Calado) e seu cinegrafista “Pjô”, idealizados pela dupla de palhaços da Cia Mimicalado, proporcionou uma leveza extra. Com perguntas cheias de humor, “Clóvis” desarmava os atletas, que, inevitavelmente, caíam na gargalhada com as próprias respostas à entrevista.

Medalhista olímpico Caio Bonfim no pelotão da frente na etapa do Sesc Interlagos (Esportividade)

Caio Bonfim, medalhista olímpico de prata na marcha atlética, largou no pelotão da frente. O atleta, que ficou conhecido por sua atuação nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, realizou o percurso marchando (na maior parte do trajeto) e conquistou a quinta colocação com um tempo líquido de 23min25s nos 6 km.

Em um percurso que contou com muitas subidas e descidas, os corredores passaram por um trecho próximo à represa Billings. Eles ainda tiveram pela frente a temida subida da Manutenção. Até um treino gratuito, focado justamente nessa parte da prova, foi realizado em 19 de julho de 2025, sábado, para os atletas testarem a resistência no percurso.

Grupo feminino anima os atletas na subida da Manutenção (Esportividade)

Porém, ao chegarem lá, novamente o fator diversão sobressaiu, já que um grupo feminino, tocando músicas variadas, recebeu os corredores logo no início do desafio.

Nelson Cruz, atleta cadeirante, na Corrida Rústica do Sesc Interlagos (Divulgação/Sara Maria)

Quem também enfrentou esse desafio foi o atleta cadeirante Nelson Cruz. Por causa do percurso, com muitas elevações e mudanças de pavimentos, a equipe do Sesc e ele testaram pela primeira vez a participação de um PCD como ele no evento.

“Meu dia a dia é rústico; eu subo guia, rua inclinada, então queria participar da prova para desconstruir essa ideia de que não é possível”, afirma Cruz. O atleta contou com o apoio de dois funcionários do Sesc apenas para os trechos mais difíceis, como a própria subida da Manutenção, realizando o restante da prova sozinho.

Clube de corrida Trans no Corre no Circuito Sesc de Corridas (Esportividade)

Outra participação especial na prova do Circuito Sesc de Corridas foi a do Trans no Corre, grupo de corrida de representatividade que realiza treinos gratuitos aos sábados, às 10h, e o ponto de encontro é a praça Roosevelt, na região central São Paulo. O Trans no Corre é idealizado por pessoas trans, porém é aberto para o público geral.

Atividade sensorial pós-prova no Sesc Interlagos (Esportividade)

Ao fim da prova, uma experiência sensorial aguardava os atletas. Era possível passar descalço por um espaço com alguns tipos de pisos: folhagem, bambu, pedra etc. Ao fim do passeio, os participantes ganharam um brinde com itens para a realização de escalda-pés.

O Circuito Sesc de Corridas é composto por uma série de provas para pedestres com percursos e distâncias variadas, realizada em diferentes cidades do estado de São Paulo, objetivando estimular a prática de esporte e atividade física.

Outras etapas estão previstas para 2025:  Presidente Prudente (28/09)São Carlos (23/11) e Araçatuba (06/12). Saiba mais em www.sescsp.org.br/circuitosescdecorridas.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.