São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 23/08/2024

Esportividade cobre Maratona de Berlim mostrando como é Major para amadores

Por Esportividade

Metros finais da Maratona de Berlim (Sebastian Wells/Ostkreuz)

O Esportividade vai cobrir pela primeira vez uma das Majors, a Maratona de Berlim, na Alemanha, no fim de semana de 28 e 29 de setembro de 2024. A cobertura jornalística da histórica 50ª edição será apoiada pelo visitBerlin, entidade de fomento ao turismo na capital alemã. O editor do guia esportivo, Andrei Spinassé, vai participar da prova principal, a de 42,195 km, enquanto a repórter Renata Sá vai correr, na manhã de sábado (28/09), na de 5 km. A missão de ambos será a mesma: a de contar aos corredores amadores brasileiros como é um evento de corrida tão grande e tão global – em 2023, por exemplo, mais de 43 mil pessoas, representando mais de 150 países, completaram a maratona.

Apoiador incomum na Maratona de Berlim (Sebastian Wells/Ostkreuz)

Experiente em coberturas de maratonas internacionais – será a sexta europeia de uma série iniciada em maio de 2023 –, a dupla irá para Berlim tendo ciência da curiosidade que uma Major desperta nos milhões de praticantes de corrida que existem no Brasil. “Nossa cobertura será destinada aos amadores e turistas, mostrando como o evento funciona para eles, desde a entrega dos kits até a conquista da medalha”, diz o jornalista Andrei Spinassé, que fará a décima maratona dele. “Vamos relatar o tangível – como é a organização de um evento de corrida de rua desse porte – e o intangível – quais são as sensações de correr em uma cidade culturalmente e historicamente tão relevante e com tanta gente torcendo nas ruas.”

Renata Sá dará a contribuição dela em dois momentos distintos: no sábado, será participante da Generali 5k, ressaltando que não só maratonistas podem correr em Berlim; no domingo, será repórter espectadora. “Se for como na edição de 2023, a cada cem atletas dos 42,195 km, três serão brasileiros, então eles estarão no nosso foco também”, afirma. A Maratona de Berlim é mesmo especial para corredores brasileiros: lá, em setembro de 1998, o mineiro Ronaldo da Costa tornou-se o então recordista mundial da maratona com o tempo de 2h06min05s.

Tiergarten é onde Maratona de Berlim começa e termina (SCC Events/Sportograf)

A BMW Berlin Marathon é uma das seis maratonas que, atualmente, fazem parte do Abbott World Marathon Majors, seleto circuito que engloba, além da prova alemã, as maratonas de Tóquio (Japão), Boston (Estados Unidos), Londres (Inglaterra), Chicago (Estados Unidos) e Nova York (Estados Unidos). Devido às poucas e suaves subidas, é considerada a mais propensa delas a recordes serem quebrados. Isso vale também para os amadores, é claro. Estes inscreveram-se na maratona depois de participarem de um sorteio e serem contemplados com uma vaga (205 euros).

Aguardando largada da Maratona de Berlim (Tilo Wiedensohler/SCC Events)

A Maratona de Berlim começou a ser disputada em 1974, 15 anos antes da queda do muro que separava a parte ocidental da oriental da cidade, as quais tinham regimes políticos e governos diferentes. O evento, então, acompanhou as mudanças históricas pelas quais Berlim passou. Trinta e cinco anos depois da queda do muro, o Esportividade dará início à cobertura antes mesmo da retirada de kits. Já nos primeiros dias na capital alemã, Renata e Andrei usarão a corrida – em um “treino turístico” – para senti-la, conhecê-la, entendê-la um pouco melhor. E produzirão conteúdo a partir dessa experiência.

“Skyline” de Frankfurt durante maratona de 2023 (Marathon Photos Live)

Essa não vai será a primeira vez que farão uma cobertura de maratona na Alemanha: a primeira foi a de Frankfurt, em outubro de 2023, mas se trata de cidades com características bastante diferentes. Frankfurt também foi bastante afetada pela Segunda Guerra Mundial, mas novos arranha-céus se tornaram os cartões-postais. Em Berlim não foi assim, e antigos marcos, como o Portão de Brandemburgo, ainda sobressaem. Os maratonistas chegarão ao fim dos 42,195 km um pouco depois de passar por ele.

Andrei, Hendrik auf der Heidt e Renata com quadro feito na hora sobre Berlim (Esportividade)

Em maio de 2024, em evento do visitBerlin na residência da Cônsul-Geral da Alemanha em São Paulo, o alemão Hendrik auf der Heidt, fundador da Urban-Artists, fez um quadro, a pedido do Esportividade, com a temática da maratona, destacando o Portão de Brandemburgo.

Andrei e Renata preparam-se para a cobertura em parceria com ClassPass. Em setembro, então, a acompanhe aqui no site Esportividade e em nossa página no Instagram (clique aqui). Além disso, inscreva-se em nosso canal no WhatsApp (clique aqui) ou em nosso canal no Telegram (clique aqui).

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.