São Paulo - região metropolitana
Diário de Ferro 28/08/2013

Esporte a dois

Por João Ricardo Cozac

Sem-título1-624x279

A correria do dia a dia é quase sempre cruel quando o assunto é a qualidade na convivência afetiva. Horários desencontrados, cansaço, estresse e falta de tempo são os principais vilões dos casais que, na maioria dos casos, se comunicam por meio de e-mails e bilhetes.

A possibilidade de praticar uma modalidade esportiva a dois tem sido a grande saída para os enamorados que – em meio a tanta correria – deixam de compartilhar momentos saudáveis e prazerosos.

Além de todos os benefícios físicos e hormonais, a prática da atividade física realizada com o(a) parceiro(a) possibilita o lazer lúdico e o ganho de saúde – além de produzir estados de relaxamento, prazer e alegria devido ao aumento da endorfina no sistema orgânico.

Há dois meses eu atesto os imensos benefícios de praticar aulas de Pilates com minha esposa sob a orientação da competente e querida professora Walkiria Bozzi.

Os casais, com o tempo, tendem a deixar de lado os momentos lúdicos, engraçados e divertidos. Em geral, naufragados pelas contas, pressões e demandas profissionais e familiares, não encontram maneiras para deixar um pouco de lado as tarefas e responsabilidades – sempre presentes na rotina do relacionamento.

O importante é um dar força para o outro. Especialmente naqueles dias em que a preguiça tende a imperar – vale muito aquele incentivo e motivação para levantar do sofá e se preparar para a aula.

Por outro lado, deve-se tomar muito cuidado com a possibilidade de dependência na prática do exercício físico. Em alguns momentos – por conta de diversos fatores – possivelmente um dos dois não poderá comparecer na aula. O que ocorre, na maioria dos casos, é a desistência daquele(a) que iria sozinho com a desculpa (quase sempre em boa hora) de que ficou com preguiça ou acabou dormindo.

A atividade física deve ser, antes de tudo, uma opção e decisão individual que, realizada a dois, com responsabilidade, segurança e prazer tende a gerar ainda mais benefícios para o casal.

É muito importante que o casal tenha os mesmos cuidados com o corpo, aparência, saúde e autoestima elevada. Até porque, quando estamos bem internamente, certamente haverá reflexo positivo na relação. Afinal, o processo de amar o outro passa – inevitavelmente – pelo cultivo e desenvolvimento do amor próprio.

Dar o primeiro passo na direção de uma prática esportiva a dois é sempre o momento mais difícil de ser vencido. A partir do instante em que o casal se permite essa experiência e a cultiva aula a aula, sentirá os benefícios inegáveis desta experiência agradável e que tantas emoções e sensações positivas agrega para o convívio diário.

Atendo em minha clínica, casais que buscam preparação psicológica para encarar maratonas longas e difíceis. O curioso é que alguns deles relatam que os filhos se encantaram pela prática da corrida e, sempre que possível, realizam treinamentos em família – de acordo, claro, com a resistência e possibilidade física de cada um.

O importante é descobrir que não apenas um belo pacote de pipoca para assistir a um filme bacana represente a única chance de convivência e lazer de um casal. Que tal começar com uma caminhada leve, num parque, observando a paisagem e sentindo o corpo despertar?

Basta começar!

Sobre João Ricardo Cozac

Psicólogo do esporte, presidente da Associação Paulista da Psicologia do Esporte, vice-presidente da Sociedade Brasileira da Psicologia do Esporte. Membro acadêmico da Academia Brasileira de Marketing Esportivo e do Laboratório de Psicossociologia do Esporte da USP. Atua na área há 20 anos, atende atletas de diversas modalidades e categorias e é professor responsável pelo curso de Psicologia do Esporte na Associação Paulista da Psicologia do Esporte.

Sobre o blog Diário de Ferro

O Diário de Ferro (diariodeferro.com) é um espaço inteligente e criativo para todos os amantes do esporte. Com diversos colunistas em várias áreas, são desenvolvidos debates, discussões e troca de experiências dentro do mundo esportivo. Além disso, acompanhe nossos diários e fique por dentro da forma como pessoas diferentes se relacionam com o esporte, sejam atletas ou entusiastas. Semanalmente o Esportividade publica textos do Diário de Ferro como este que você acabou de ler.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.