Entorse de tornozelo é bastante comum no esporte; saiba o que fazer
O entorse de tornozelo é uma das lesões mais frequentes na ortopedia e traumatologia do esporte. Possui uma grande importância médica e também socioeconômica, visto que pacientes após entorses do tornozelo perdem, em média, três semanas de trabalho devido à lesão.
O mecanismo de lesão geralmente ocorre com movimentação interna do tornozelo e lesão das estruturas ligamentares da parte de fora deste. A gravidade da contusão depende do número e grau de comprometimento dos ligamentos envolvidos. Lesões associadas como fraturas, lesões da cartilagem articular e de outras estruturas devem ser investigadas e excluídas.
No tratamento inicial depois de entorse do tornozelo deve-se realizar aplicação de gelo, elevação do membro inferior acometido, repouso e compressão do tornozelo. A utilização de órteses com imobilização do tornozelo garante uma melhora do quadro de dor e inchaço da articulação. Após episódio inicial, o paciente deve procurar um ortopedista para acompanhamento e realização de fisioterapia motora.
Sobre o Dr. Gustavo Arliani
Doutor Gustavo Arliani é ortopedista especialista em traumatologia formado pela Universidade Federal de São Paulo. É um dos autores do livro “Classificação em Ortopedia e Traumatologia”, juntamente com Doutor Moisés Cohen e Diego Astur. Gustavo é um dos dez mais bem colocados na prova para o título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT. [email protected] / drgustavoarliani.com.br