Entenda os benefícios da corrida para as mulheres
Do controle e manutenção do peso corporal à prevenção de doenças como o câncer, as mulheres recebem inúmeros benefícios ao adotarem um estilo de vida saudável com a prática de exercícios. O movimento agrega vantagens físicas e emocionais e nem sempre exige grandes investimentos. A corrida, por exemplo, é uma atividade natural ao corpo e pode ser praticada em diferentes ambientes.
A vontade de estar ao ar livre, experimentando variados percursos, é um dos motivos que estimula o aumento de corredoras em praças, parques e ruas da região. Mas, antes de acelerar o passo, é necessário conhecer os próprios limites. Para quem está acima do peso ou possui restrições, entre outros casos, a corrida deve ser incorporada gradualmente, a partir da liberação médica, e, preferencialmente, com a orientação de um educador físico.
A atividade física, se entendida como benefício e sem o peso da obrigação, pode contribuir de várias formas para o bem-estar e valorização da autoestima. A corrida, em especial, por seu dinamismo e praticidade, torna-se estimulante e promove o convívio social.
Para aproveitar a atividade ao máximo, confira dez cuidados para incorporar a corrida adequadamente na vida das mulheres:
- Faça exames preventivos e certifique-se de que não possui restrições à prática esportiva. As praticantes de corrida de rua devem ter atenção especial com as articulações.
- Adapte o corpo: antes de iniciar os treinos, saiba que a corrida deve ser adotada progressivamente. Para isso, comece a caminhar e, aos poucos, aumente a marcha até que o correr torne-se algo confortável.
- Escolha do top ou sutiã: opte por modelos que ofereçam boa sustentação para as mamas.
- Vestuário: prefira camisetas com mangas e shorts de tecido leve, bem ajustado ao corpo, evitando assaduras nas axilas e entre as coxas.
- Cuidados com o sol: use protetor solar no rosto, orelhas, pescoço, colo, braços, mãos e pernas.
- Proteção extra: indicada para os dias de sol, a viseira é mais fresca que o boné e bastante charmosa para as mulheres. Não se esqueça do protetor labial, inclusive se estiver frio.
- Unhas: atenção ao tamanho das unhas do pé e mantenha-as sempre curtinhas para evitar dores e lesões ao correr.
- Prefira meias confortáveis e de algodão.
- Acessório indispensável, o tênis deve estar sempre bem amarrado com laço, evitando que o pé fique solto e aumente o atrito.
- Dê a largada: provas populares podem servir de estímulo para que mais mulheres pratiquem o esporte de forma saudável e segura.
Saiba mais: benefícios da atividade física para as mulheres
- Controle e manutenção do peso corporal: é importante lembrar que o percentual de gordura para mulheres deve acompanhar a faixa etária, variando entre 17% e 23% até os 45 anos, sendo que a circunferência da cintura não deve exceder 80 centímetros. Quanto maior a cintura, maior o risco de desenvolver doenças.
- Controle hormonal: o exercício regular ajuda a equilibrar os níveis gerais de hormônio e, dessa forma, torna-se um grande aliado para as alterações femininas relacionadas ao ciclo menstrual.
- Prevenção de câncer: pesquisas demonstram que praticar exercício de forma regular diminui o risco de desenvolvimento de câncer de mama e endométrio devido à modulação da produção, excreção e metabolismo dos hormônios sexuais.
- Menopausa: atividades como yoga e caminhada promovem diminuição das ondas de calor, fadiga, distúrbios do sono e variações de humor.
Sobre Aline Chrispan
É educadora física, especialista em fisiologia do exercício pela Unifesp e mestranda em ciências da saúde (Fundação Antônio Prudente). À frente da assessoria esportiva Oficina do Movimento, coordena projetos de qualidade de vida em empresas e condomínios. Nesta coluna, abordará temas que envolvam saúde e bem-estar, incentivando a adoção do movimento como forma de se viver bem. Acesse o site e saiba mais sobre a Oficina do Movimento: www.oficinadomovimento.com.br.