Enquanto adultos correm, crianças veem ‘o despertar dos bichos’ no zoo

Tigre siberiano do Zoológico de São Paulo (Carlos Nader /A2img)
Observação (feita às 19h32 de 5 de dezembro de 2017): a etapa do Parque Ecológico do Tietê foi transferida para os parques Cândido Portinari e Villa-Lobos e agora acontece no dia 17 de dezembro.
O Circuito Rios e Ruas Caixa-2017 é de corrida de rua, mas também de passeio infantil, e ele proporcionará a crianças e adultos uma experiência ímpar, especialmente no Zoológico de São Paulo, na zona sul. Na manhã de 26 de novembro, os passeadores (3 km) e os caminhantes (4 km) serão os primeiros a poder ver atentamente os animais: farão tour pelo zoo às 7 horas, duas horas antes das outras pessoas. Como receberão ingresso, eles vão ter permissão para passar o dia no parque. Os menores de idade precisam estar na companhia de adultos também inscritos.
Os atletas adultos (5 e 8 km) terão o prazer da corrida, mas, por motivos óbvios, não prestarão tanta atenção nos bichos. Além disso, receberão a medalha no parque vizinho, o Jardim Botânico.

Pedalinho do Parque Ecológico do Tietê (Sérgio Andrade)
As crianças também observarão animais, podendo “interagir” com eles, na etapa de 10/12, no Parque Ecológico do Tietê, em que eles transitam livremente. São encontrados lá macacos-prego, antas, capivaras, quatis, garças e cutias. Passeadores e caminhantes terão no parque da zona leste outra experiência divertida: faz parte do kit um ingresso para eles darem uma volta de pedalinho no lago.
Na primeira etapa do Circuito Rios e Ruas Caixa, em 1º de outubro, no centro histórico de São Paulo, crianças não verão animais “não urbanos”, mas terão contato com as belezas construídas pelo “bicho homem” e o que não é tão bonito assim, como o fato de a grande história dos rios da capital paulista ser desconhecida pela maioria dos paulistanos. A sorte é que ainda existem projetos como o Rios e Ruas. Na etapa inaugural, os passeadores e caminhantes terão direito a ingresso para o Catavento Cultural.
Kits artísticos
A série “Bichos do Brasil”, da artista Walkiria Barone, é customizada para o Circuito Rios e Ruas Caixa-2017. As crianças poderão encontrar e pintar em seus livrinhos de colorir os bichos silvestres da mata atlântica que farão parte dos percursos dos eventos.
Também serão distribuídos kits com a medalha ilustrada com uma mandala e o manifesto artístico e visual do projeto, “os Rios estão para as Cidades como as Veias estão para os homens”. A camiseta e a sacochila também os compõem.