Em maio, ginastas vão sentir ‘clima olímpico’ no ginásio do Ibirapuera
A ginástica artística estará de volta ao ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, de 1º a 3 de maio de 2015. A etapa brasileira da Copa do Mundo é um dos eventos mais aguardados do primeiro semestre, pois vai dar uma ideia de como será o comportamento da torcida brasileira e do que esperar dos ginastas brasileiros nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
- Saiba como comprar o seu ingresso:
À venda ingressos para a etapa da Copa do Mundo de ginástica art.
- Todos os horários dos três dias:
Confira a programação da etapa brasileira da Copa do Mundo
Pela primeira vez um ginasta brasileiro vai competir no ginásio do Ibirapuera como atual campeão olímpico. Arthur Zanetti conquistou a medalha de ouro em Londres-2012 na prova das argolas e admitiu estar ansioso pelo evento caseiro – afinal, ele é de São Caetano do Sul. “É muito importante todos os atletas de seleção experimentarem uma Copa do Mundo em São Paulo para ver como vai ser a torcida, o ginásio. Isso será bem positivo”, afirmou ele, que se lembra de ter visto das arquibancadas a finalíssima da Copa do Mundo em 2006, no mesmo ginásio.
Quem brilhou em 2006 foi Diego Hypolito, que no ginásio do Ibirapuera obteve o bicampeonato da prova do solo naquela finalíssima – já havia sido campeão do evento em Birmingham, em 2004. Na competição de dezembro de 2006, o que estava em pauta eram os Jogos Pan-Americanos de 2007, que também aconteceram no Rio de Janeiro. O Pan de 2015, cuja cidade-sede é Toronto, no Canadá, está marcado para o período de 10 a 26 de julho.
“Vamos poder treinar mais para os Jogos Olímpicos, pois a torcida brasileira é mais calorosa [que a de outros países]”, afirmou o atleta andreense.
É o que também observa a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende. “Esperamos que possamos realizar o evento da melhor forma possível, porque, afinal de contas, é um campeonato mundial e uma oportunidade para nossos atletas se prepararem para a Olimpíada-16”, declarou. A dirigente não descartou a possibilidade de não haver cobrança de entrada para o público, “mas isso vai depender do apoio governamental”.
Os homens competirão nas provas de solo, cavalo com alças, argolas, salto, barras paralelas e barra fixa; as mulheres, nas de salto, barras paralelas assimétricas, trave e solo.
Antes de chegar a São Paulo, a Copa do Mundo de ginástica artística vai passar por Cottbus, na Alemanha, Doha, no Qatar, e Liubliana, na Eslovênia, em 2015. O que vale para, ao fim da temporada, ser declarado o campeão de cada aparelho são os quatro melhores resultados de cada ginasta.
Leia também:
Ginástica artística: etapa da Copa do Mundo ocorre no Ibirapuera em maio
Ginasta se prepara para Rio-2016 em novo centro criado em região carente